Do Congresso em Foco
Se o Congresso Nacional estivesse dando notas para o governo Lula, ele passaria de ano em promoção da democracia e ficaria de recuperação no relacionamento com o Congresso. Segundo a pesquisa Painel do Poder realizada periodicamente pelo Congresso em Foco, a avaliação dos parlamentares a respeito do governo caiu no último ano em todos os quesitos analisados – mas, em alguns, continua acima da média.
Para a realização desse levantamento, o Painel do Poder pediu para que deputados e senadores avaliassem o governo Lula em dez critérios: combate à corrupção, saúde, economia, meio ambiente, educação, melhora geral do país, promoção da democracia, relacionamento com o Congresso, relacionamento com o Judiciário e relacionamento com outros países.
“As notas caíram pouco”, ressalta o economista Ricardo de João Braga, também um dos coordenadores da pesquisa. As próximas rodadas do levantamento podem confirmar a natureza destas variações – se são uma oscilação sazonal, ou se representam um movimento prolongado. Ricardo também aponta duas possíveis causas políticas para a baixa nas notas:
- Desgaste do Congresso com o governo: “Pode ser o fim de uma lua de mel, tanto pelo governo quanto pela oposição”
- Piora de desempenho do governo em algumas áreas: “É o caso do meio ambiente. Ou de já ter passado as novidades de retomada na saúde e na educação – que melhoraram em relação ao governo Bolsonaro”.