Foto: Rafael Vieira/DP Foto
Do Diario de Pernambuco
A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) enviou um pedido de informações à governadora Raquel Lyra (PSD) sobre o empréstimo de R$ 1,5 bilhão requerido no projeto de Lei (PL) 2692/2025. Esta é a sétima captação solicitada pela atual gestão estadual.
O ofício, assinado pelo relator do projeto do Executivo na Comissão, deputado estadual Waldemar Borges (PSB), e pelo presidente do colegiado, coronel Alberto Feitosa (PL), solicita que a governadora apresente as seguintes documentações:
Estudo da relação custo-benefício da operação de crédito;
Interesse econômico e social do empréstimo;
Comprovação de que o aporte respeita o teto de dívidas já feitas pelo Estado;
O governo Raquel Lyra fez dois pedidos de empréstimo em 2023 e outros quatro em 2024. O valor total em operações de crédito já ultrapassa R$ 8 bilhões. Segundo Feitosa, a CCLJ quer transparência e segurança sobre a situação dos cofres públicos.
“A CCLJ só está solicitando que o projeto de Lei , apresentado pelo Governo, cumpra os requisitos que estão na Lei de Responsabilidade Fiscal e quer mais transparência e segurança à situação financeira dos cofres públicos do estado de Pernambuco”, disse.