O concurso Comida do Buteco teve início, na última sexta-feira (5) e vai até o dia 28, com a participação de 44 estabelecimentos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. A disputa, iniciada em 2015, é acirrada, com cada participante querendo provar que tem o melhor petisco. O valor do prato selecionado especialmente para o concurso custa R$ 35. O estabelecimento que somar mais pontos será eleito o”melhor buteco”.
Na primeira etapa, em cada um dos circuitos, o público e um corpo de jurados, ao visitarem os butecos participantes, votam avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. Os votos do público valem 50% do peso total e os dos jurados, 50%. Daí, são eleitos os três melhores butecos.
Na segunda etapa, nacional, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada circuito avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Elege-se, então, o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em São Paulo.