A campanha eleitoral começou oficialmente há uma semana. No Recife, o clima ainda é morno e quem mais se movimenta é o prefeito João Campos (PSB), principalmente nas inaugurações dos comitês de candidatos a vereador. Mesmo disparado com mais de 70% das intenções de votos. Gilson Machado (PL), que aparece em segundo lugar, teve que segurar o início da jornada devido ao falecimento da mãe. Mas também admitiu que só colocará o bloco na rua de verdade e abrirá o comitê central depois que tiver com os recursos de campanha liberados. Daniel Coelho (PSD) passou a semana fazendo alguns atos e reuniões internas. Os demais candidatos também fizeram movimentações. Em comum, praticamente todos participaram das primeiras sabatinas em rádios e televisões, aproveitando esses espaços para apresentar propostas e apontar os problemas da Capital. João Campos foi o alvo daqueles que ele apelidou de “Netflix”, que só aparecem a cada temporada de eleição, e que estão “procurando cabelo em ovo” para criticar a sua gestão. Os concorrentes, nas chances que tiveram, procuraram mostrar que o Recife não é a perfeição que o prefeito apresenta em áreas como saúde, educação, infraestrutura, proteção dos morros, entre outras. Na próxima sexta-feira, começará outra etapa das eleições municipais com o guia eleitoral. Os candidatos com mais tempo na televisão e rádio terão certa vantagem para se apresentarem. Gilson Machado, por exemplo, quer aproveitar a TV para mostrar que seu principal cabo eleitoral é o ex-presidente Jair Bolsonaro, e com isso espera crescer na preferência dos eleitores conservadores e de direita, inclusive, que podem votar em João Campos.
Sequência do guia eleitoral
O TRE sorteia, neste sábado, a ordem dos candidatos no guia eleitoral de estreia, na TV e no rádio, dia 30 deste mês. A partir de 31, a sequência dos programas vai girando até 3 de outubro. Os programas de rádio serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h às 20h30. Ao longo da programação diária também haverá 70 minutos de inserções.
Tempos dos candidatos
Os tempos dos candidatos também serão informados oficialmente pelo TRE. Mas o prefeito João Campos (PSB) terá um bom espaço diário, com 4min25s. Bem mais que Daniel Coelho (PSD), com seus 2min35s, e Gilson Machado (PL), que mesmo sem coligação ficará com 2 minutos.
Lula, João e Elias
O assessor do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales, garante que o presidente Lula (PT) virá participar de ato de campanha, em setembro. Poderá ser numa área entre o Recife e Jaboatão para contemplar as candidaturas de João Campos (PSB) e Elias Gomes (PT).
Raquel e Rodrigo juntos
A governadora Raquel Lyra (PSDB) vistoriou obras em Caruaru, nessa sexta, e o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) foi junto. Pelo visto, a conversa acalorada que tiveram recentemente é página virada. A disputa apertada em Caruaru contra Zé Queiroz (PDT) exige união de forças para garantir a reeleição do atual gestor. Nesse domingo, Raquel e Rodrigo comandarão carreata pelas ruas da Capital do Agreste, a partir das 13h45.