Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Classe média no centro do Recife

Foto: Rafael Vieira/DP

Muito se fala em atrair moradores para o centro do Recife e, agora na campanha eleitoral, o assunto voltou a ser tema. A Prefeitura tem o programa Recentro que oferece incentivos no IPTU, ISS e ITBI a quem deseja ocupar algum imóvel histórico. Ontem, na sabatina promovida pelo Sinduscon, o prefeito João Campos (PSB) disse que está disposto a perdoar todas as dívidas dos proprietários que quiserem recuperar os prédios e utilizar como moradias. A questão é que o município sozinho, por exemplo, não tem como fazer o custo da revitalização cair. Os governos Estadual e Federal têm que entrar no jogo para tornar o centro do Recife atrativo. E aí fica a pergunta: quais moradores seriam atraídos? Ex-presidente da Ademi, Avelar Loureiro sugeriu no debate que a classe média é que deve ser incentivada a ocupar essa área da cidade. “Vai ter um bom volume de pessoas e vai ficar mais fácil o repovoamento do centro do Recife”, observou. João Campos assegurou que a Prefeitura tem uma ficha completa dos imóveis e já tratou com o Iphan sobre o que pode ou não ser feito na recuperação dos imóveis. A melhor saída, segundo o prefeito, é que fosse imposto zero. “A isenção municipal foi feita, mas não é o suficiente”, diz. Ele acredita que, com o envolvimento de outros atores, será possível habitar e, paralelamente, oferecer as condições de infraestrutura. Também como forma de incentivo ao setor da construção civil, João Campos propõe créditos para empresas que tiverem interesse pelo centro do Recife. Por exemplo, se investir em 1000 m2 nessa região, teria direito a créditos para 1000 m2 em outra área da Capital. É torcer para essa ideia seguir adiante.

Cantando de galo, sem chapa

No Recife, 13 partidos e 3 federações lançaram candidatos a vereador. O curioso é que há siglas sendo exaltadas pelos postulantes à Prefeitura que sequer têm chapa proporcional. Como exemplos, o União Brasil e Podemos. E ainda tem o Solidariedade com apenas duas candidaturas. Desses três, o UB se destaca por oferecer o terceiro maior tempo para o guia eleitoral.

Pilar da democracia

O advogado Pablo Bismarck faz um alerta aos trabalhadores quanto à coação eleitoral. Ele diz que isso ocorre quando patrões e chefias tentam “convencer” a votar em certos candidatos através da ameaça ou manipulação. “Liberdade do voto é um dos pilares da democracia”, avisa.

Reajustes salariais

A CCLJ da Assembleia Legislativa se reúne hoje e os projetos enviados pelo Governo do Estado sobre reajustes salariais serão distribuídos para os deputados-relatores. Como as propostas de aumento que já chegaram foram aprovadas por unanimidade, o Palácio deve estar tranquilo.

Revendo conceitos

A pesquisadora Stephanie Braun fez uma avaliação ao Correio Braziliense sobre a mudança de postura do presidente Lula em relação aos líderes da esquerda da América Latina. “O aumento na polarização política no âmbito doméstico brasileiro, aliada a um incremento na voz da opinião pública sobre temáticas internacionais, acaba pressionando o governo”, diz.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade