Foto: Marina Torres/DP
Por: Mareu Araújo
Do Diario de Pernambuco
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, a candidata à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes Clarissa Tércio (PP) detalhou seus principais planos de governo. Entre as suas metas, o fomento ao turismo do município com a urbanização da Lagoa do Olho D’Água. Ainda falando sobre desenvolvimento econômico, Clarissa disse que criará o programa ‘Prefeitura Amiga do Empresário’, com objetivo de atrair empreendimentos. E na área da educação prometeu climatizar todas as escolas da rede municipal.
“Eu consigo ver além. Eu sou muito visionária. Isso não é algo que será feito do dia para noite e também não é algo que pode depender só do orçamento da Prefeitura, mas pode ser feito, sim, com a iniciativa privada e com investimento do recurso federal”, disse Clarissa Tercio em relação à revitalização da lagoa.
Clarissa explica que a ideia é “começar a urbanizar uma parte da Lagoa para atrair o turismo, com uma pista de cooper, uma área de lazer. Enfim, isso pode ser feito”.
Questionada como esse projeto poderia ser feito em uma lagoa abastecida por canal, não sendo uma água limpa, ela respondeu que “isso não muda o formato da urbanização que pode ser feita ali”.
“A iniciativa privada pode desassorear aquela lagoa até para evitar, também, alagamentos que existem no entorno. Essas são questões técnicas que podem ser resolvidas e estão no nosso plano de governo. Temos um grupo de trabalho específico para tratar a Lagoa Olho D’água”, explicou.
Em relação à educação, a candidata disse que pretende “climatizar 100% das escolas”. Afirmou que irá garantir uma merenda de qualidade para os estudantes e irá rever o contrato. “Mais de 70% é feito com uma única empresa e apenas 9% é feito com a agricultura familiar”, pontuou.
“Vamos ampliar essa parceria com o pequeno agricultor e levar uma merenda melhor para as nossas crianças. A primeira sendo quando a criança chega na escola, ela já chega e já come porque criança com fome não aprende”, acrescentou.
Economia
Clarissa Tércio explicou que, se for eleita, irá capacitar os jovens, mulheres e trabalhará na geração de empregos na cidade. “Nós vamos criar o programa Prefeitura Amiga do Empresário. Eu quero criar um canal de diálogo direto comigo. Todo prefeito deve entender a importância do empresário para gerar renda, gerar prosperidade por meio do emprego. Nesse canal de diálogo com os empresários, vamos desenvolver políticas públicas para atrair empresas para Jaboatão, para gerar emprego”, disse.
Infraestrutura
“Somos a quarta cidade do Brasil com mais pessoas morando em área de risco, então isso já era para ter sido olhado de maneira diferenciada”, afirmou Clarissa Tércio quando perguntada quais suas promessas para a infraestrutura de Jaboatão. O número foi levantado pela Casa Civil e pelo Ministério das Cidades em janeiro deste ano.
“Precisamos atrair novos empreendimentos para garantir habitação a essas pessoas que estão em área de risco, a gente precisa fazer ações permanentes fora do período da chuva, principalmente. Entender que tem áreas ali que as pessoas podem morrer, que desastres podem acontecer a qualquer momento. Jaboatão não está preparada para chuva”, disse.