Foto: Hesíodo Góes/ Secom
A abertura do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife marcará a reabertura do Cinema São Luiz, nesta sexta-feira (1). A sala de exibição passou dois anos fechado para reforma. A cerimônia está marcada para as 20h, com a presença da governadora em exercício, Priscila Krause (Cidadania). O público assistirá ao filme Manas, de Marianna Brennand. O Festival segue até o dia 8.
“Estamos devolvendo à população um dos mais tradicionais cinemas de rua do Brasil. O São Luiz, que é patrimônio de Pernambuco tombado pela Fundarpe, passou por diversas melhorias que trazem segurança, conforto e modernidade para a população. Todos os recifenses e pernambucanos têm memórias afetivas com o São Luiz e, a partir de agora, novas memórias serão construídas com a reabertura do cinema”, destaca Priscila Krause.
Gerido pelo Governo de Pernambuco, o Cinema São Luiz passou por uma série de melhorias coordenadas pela Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Para reabertura do monumento histórico, foi realizada a recuperação da coberta, orçada em R$ 106 mil, de investimento estadual, e a restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).
Além do Festival, o público terá acesso à exposição “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências”, que também estreia hoje. Com recurso de acessibilidade comunicacional de audiodescrição (AD) nos painéis expositivos, a mostra ocupa as dependências do próprio cinema.
Entre os temas abordados nos eixos, estão as reformas e algumas das transformações ocorridas nos 72 anos de existência do cinema. E, ao mesmo tempo em que celebra o seu passado, reforça a sua importância no momento de reabertura para o público, vislumbrando as possibilidades futuras.