Foto: Edilson Júnior/PJG
Desde a sexta-feira (14), vem chovendo na Região Metropolitana e no interior de Pernambuco e emJaboatão, de acordo com informações da Secretaria de Defesa Civil, nas últimas 24 horas, choveu 146,2 milímetros. Toda a equipe foi mobilizada para atender aos chamados. Não houve registro de incidentes graves, mas há moradores desabrigados e desalojados. O monitoramento da situação está sendo acompanhado em tempo real, na Sala Integrada de Monitoramento da Defesa Civil.
Foram 79 ocorrências, sendo a maior parte referentes a colocação de lonas (42). Houve dez deslizamentos, todos sem vítimas. Na comunidade Brasil Novo (Sapolândia), com a subida das águas, 30 pessoas desalojadas (16 adultos e 14 crianças) foram retiradas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, e transportadas pela Prefeitura do Jaboatão ao abrigo localizado em Cajueiro Seco.
O prefeito Mano Medeiros acompanha a operação pessoalmente o trabalho das equipes , que permanecem em prontidão, com equipamentos, barcos e veículos de apoio. Equipes da Secretaria de Infraestrutura também estão nas ruas trabalhando para que entulhos arrastados pelas águas não bloqueiem seu escoamento.
Em caso de necessidade, moradores podem acionar a Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes pelo telefone 0800 281 2099 ou pelo Whatzapp (81) 9.9195-6655