Foto: Priscilla Melo/DP
Os dois dias de chuva, tanto na Região Metropolitana quanto no interior, provocaram alagamentos e quedas de barreiras. Lamentavelmente, houve uma vítima fatal em Belo Jardim. Aos moradores restou limpar as casas e contabilizar os prejuízos. Prefeitos e suas equipes foram às ruas para se mostrarem presentes e afirmarem que têm feito possível para minimizar os transtornos. Já os pré-candidatos de oposição se aproveitaram para demarcar espaço e atacar os gestores. Quem já esteve em prefeituras e não conseguiu dar jeito, agora se diz capaz de encontrar as soluções. Quem nunca foi gestor, aponta os erros e também afirma que pode acabar com alagamentos e queda de barreiras em quarto anos. Aparecem todos os tipos de sugestões, evidentemente necessárias, desde a construção de barragens, de muros de arrimo, de novas residências para acomodar quem mora em áreas de risco, ampliar a rede de escoamento de água, etc, etc, etc. No entanto, a realidade é diferente e não há recursos próprios suficientes para mudar esse cenário a curto prazo. Municípios da RMR cresceram de forma desordenada e desproporcional. E continuam crescendo. Nas cidades que começam na beira dos rios, as enchentes tendem a se repetir todos anos. Por isso é fundamental que cada gestão municipal faça a sua parte, com obras e ações preventivas onde é possível. E os governos Estadual e Federal poderiam ser mais ágeis e menos burocráticos na liberação de verbas. Quando o dinheiro chega aos municípios é, no mínimo, dois anos depois das tragédias, às vésperas de outras acontecerem.
Visita com Medalha
Passando por tratamento de saúde, o deputado José Patriota (PSB) não participou da sua eleição para presidente de honra da Amupe e nem recebeu a Medalha do Bicentenário da Confederação do Equador. Mas o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), foi até Afogados da Ingazeira para lhe entregar a comenda.
Terá mais polêmica?
A semana está começando e, pelo que foi visto nos últimos dias, fica a expectativa sobre qual ou quais polêmicas os petistas vão criar. E onde. Já tem no Recife e surgiu em Olinda. O presidente estadual do PT, Doriel Barros, falou da necessidade de frear os ímpetos.
Gonzaga recifense
O ex-deputado Gonzaga Patriota (PSB) nasceu em Sertânia, e hoje receberá o Título de Cidadão do Recife. A homenagem é da iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Solenidade começa às 18h. O prefeito João Campos (PSB) vai.
Planos de Veloso na Fiepe
O empresário Bruno Veloso tama posse hoje na presidência da Fiepe e um dos seus objetivos é incentivar as indústrias pernambucanas a diversificarem a base de produção. Também está nos seus planos a implantação de uma unidade de apoio no Sertão do Pajeú e, assim, contribuir com a atração de indústrias para aquela região.