Do Correio Braziliense
O grande dia do Enem dos Concursos chegou e, agora, os 2,1 milhões de inscritos devem se empenhar e torcer para irem bem no exame deste domingo. Duas provas serão realizadas pela manhã e à tarde em 228 cidades espalhadas pelo país e distribuídas em mais de 70 mil salas. Os organizadores recomendam que é importante chegar cedo e não esquecer os itens, como caneta com tubo transparente preta, e documentos obrigatórios.
O Concurso Unificado é inédito e o maior certame já realizado no país, com 6.640 oportunidades em diversas áreas distribuídas em 21 órgãos da administração federal. E a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, já avisou que, em 2025, haverá outro certame na mesma modelagem.
Conforme previsto no edital, a abertura dos portões está marcada para as 7h30 no período matutino e as 13h no turno vespertino. Já o fechamento dos portões está marcado para 8h30 e para 14h, respectivamente. A programação segue os horários de Brasília, portanto, é importante não se atrasar para não ser desclassificado por não conseguir entrar antes de os portões fecharem.
Pela manhã, os candidatos dos blocos de 1 a 7 farão uma prova objetiva com 20 questões de conhecimentos gerais e um item dissertativo sobre conhecimento específico. Já os inscritos no bloco 8 realizarão uma prova objetiva composta de 20 questões de língua portuguesa, além de uma redação.
Na parte da tarde, serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos com 50 questões objetivas para os candidatos às vagas de ensino superior, no qual cada bloco temático terá uma prova diferente. Já os candidatos inscritos no bloco 8 farão uma prova com 40 questões das seguintes disciplinas: matemática, noções de direito e realidade brasileira.
Desde a manhã deste domingo, o Ministério da Gestão acompanhará a realização do CPNU de uma sala de situação instalada no edifício-sede da da Dataprev, em Brasília. Estarão presentes a ministra Esther Dweck o coordenador-geral de Logística do CPNU, Alexandre Retamal, o presidente dos Correios, Fabiano dos Santos, entre outros técnicos e autoridades envolvidas na organização da seleção.
Das 6h até às 20h, a Equipe para Tratamento de Incidentes e Respostas (Etir) fará o monitoramento em tempo real, o que agilizará a tomada de decisões diante de quaisquer intercorrências. A equipe também estará conectada ao Centro Nacional de Comando e Controle (CNCC) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e a todos os 27 Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, assim como estará integrada às 27 Coordenações Regionais da Fundação Cesgranrio, realizadora do concurso.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 8 de outubro. O resultado definitivo será anunciado em 21 de novembro. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará em janeiro de 2025, de acordo com informações do MGI.