Carnaval do Recife atrai 3,4 milhões de foliões e movimenta R$ 2,4 bilhões na economia

Por: Aymê Kirillos

Do Diario de Pernambuco

O carnaval 2024 do Recife atraiu 3,4 milhões de foliões, gerou 57 mil postos de trabalho e movimentou mais de R$ 2,4 bilhões na economia. O número de foliões é 20% maior do que em 2023. Deste total, foram 2 milhões de Bairro do Recife e 1,4 milhão nos polos descentralizados. Esses números fazem parte do balanço apresentado, na manhã desta quarta-Feira de Cinzas (14), pela prefeitura. O evento, que finalizou a folia de 2024, aconteceu enquanto ainda havia foliões  brincando nas ruas.

 A entrevista coletiva, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife,  contou com a participação do prefeito João campos (PSB). O gestor apareceu nesta manhã com o cabelo com a cor normal. Na festa, Campos “nevou”, em brincou com os fios descoloridos.

Ainda segundo a prefeitura, a cidade pulsou com 3 mil apresentações artísticas, sendo 98% de atrações locais. Ocupação hoteleira alcançou 96%. No período, 150 mil pessoas circulando pelo aeroporto Gilbertyo Freyre/Guararapes.

 Ainda de acordo com o balanço da prefeitura, 98% do público entrevistado pretende voltar a brincar Carnaval ano que vem. Na infraestrutura, 45 mil veículos foram atendidos em estacionamentos públicos.

A prefeitura disse que   533,06 toneladas de lixo  foram recolhidas, 27% a mais que o ano anterior. Houve também a coleta de 32 toneladas de material reciclável  e 2.500 mil pessoas envolvidas na operação de limpeza.

 Em relação ao serviço de saúde, foram 7.112 mil atendimentos médicos e 1.130 ocorrências atendidas pelo Samu.

O Procon Recife aumentou em mais de 100% os registros em relação ao ano passado. Em 2023, 700 pessoas passaram pelo estande do órgão municipal de defesa do consumidor, enquanto neste ano foram realizados 1.527 atendimentos. Na folia, 533 alvarás de autorização sonora foram emitidos para os blocos de Carnaval.

As fiscalizações de controle sonoro foram realizadas em 16 polos entre os dias 27 de janeiro (prévias) e 13 de fevereiro (Carnaval). Ao todo, 26 blocos foram fiscalizados.

 No período, a secretaria da área recebeu apenas três denúncias relativas a blocos de carnaval e dois autos de infrações foram lavrados por falta de alvará e/ou descumprimento de condicionantes do alvará para uso de equipamento sonoro.

O Estanda’arte Recentro atraiu cerca de 9 mil visitantes. Ao todo, 36 mil garrafas de água mineral de 500 ml foram distribuídas, personalizadas com o nome e a marca do Recentro.

Segurança

 A grande novidade na organização do evento foi o papel de destaque assumido pelo Centro de Operações do Recife (COP), que pela primeira vez ficou responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais, articulando as ações de mais de 20 secretarias e órgãos municipais, na mesma linha do trabalho que “estreou” no Réveillon.

 Criado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o COP funcionou presencialmente durante a folia, numa sala ao lado do  Marco Zero, e usou ferramentas como central de drones, painel online de acompanhamento das ocorrências e central de videomonitoramento em pontos estratégicos, com 145 câmeras, para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados.

Na sala do COP, seis painéis exibiram as imagens das câmeras que fizeram e videomonitoramento dos principais pontos de concentração de foliões. Com 145 equipamentos distribuídos no Bairro do Recife, no percurso do Galo, nas saídas do

Centro e, pela primeira vez, nos polos descentralizados, a cidade teve 57 câmeras a mais do que no ano passado. Os painéis mostraram também dados em tempo real sobre fatores como trânsito, temperatura e chuvas.

 A sala reuniu representantes da Guarda Municipal, Fundação de Cultura, SAMU, Polícia Militar, Neoenergia, CTTU, Secretaria Executiva de Controle Urbano e Assistência Militar, que atuaram de forma integrada para resolver rapidamente as demandas que surgiram.

 No total, foram mais de 8 mil profissionais trabalharam na festa, que, pele aprimeira vez, teve seis dias oficiais. 

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade