Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Carnaval do Recife 2025: veja detalhes do Galo Gigante, que reinará na Ponte Duarte Coelho

Foto: Divulgação

Do Diario de Pernambuco

Sob a temática do Carnaval do Recife 2025, “Carnaval do Recife. É gente”, e assinada por Leopoldo Nóbrega e da designer Germana Xavier, a alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho assume, neste ano, a identidade do Galo Cidadão Ecológico. 

Com 32 metros de altura, cinco a mais do que nos anos anteriores, o galo traz mensagens de respeito e inclusão a população neurodivergente, saúda o meio ambiente, faz homenagem aos catadores de lixo e reverência manifestações culturais e agremiações carnavalescas. Ao todo, a alegoria pesará 8 toneladas.

Para confeccionar a alegoria, Leopoldo Nóbrega explicou que “todos os cidadãos podem colaborar para a doação de garrafas PET de dois litros, que irão compor a vestimenta de 2025 (vide serviço para os locais onde podem ser realizadas doações até o dia 22, quando as partes do galo seguirão para a ponte, para montagem”. 

“Esta ação permite que o cidadão seja co-responsável e faça parte da criação da escultura. Ao depositar as garrafas PET nos pontos de doação, além de se tornar parte integrante e ativa da maior obra de arte a céu aberto do Carnaval do Brasil, o cidadão contribui com o meio ambiente e torna a cidade mais resiliente ao impacto das águas de córregos, canais e rios, destinos finais de descartes incorretos do lixo que produzimos”, comentou. 

A alegoria

 

A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico traz tons quentes que remetem ao frevo e importantes manifestações de brinquedos carnavalescos. O branco, verde, amarelo, o azul e o vermelho, presentes em sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas de Maracatu Rural.

Segundo a agremiação, as asas, revestidas de azul, fazem menção à cor alusiva à população autista, que também está presente no colar de quebra-cabeças, identificação mundial para pessoas com autismo e que se torna símbolo de um Carnaval cada vez mais inclusivo. 

Os pés do Galo Cidadão Ecológico ganham sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nos ‘tornozelos’) feitas de pneus reciclados.

A seus pés, o Galo contará com um jardim cenográfico upcycle com cerca de 100 flores confeccionadas com materiais descartados. O jardim gigante é inspirado na obra do paisagista Burle Marx e sua relevante contribuição para os jardins urbanos como espaço de arte e tão presentes no Recife, Cidade Parque e cujos espaços abertos e de convivência urbana ao longo do Capibaribe dialogam com o Gigante, que reina sobre as águas do maior dos rios que cruzam a cidade.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade