A quinta-feira que antecede o Carnaval já tem folia no Recife há muito tempo, mas, nesta sexta-feira (11), o prefeito João Campos (PSB), anunciou que fará a abertura no dia 8 de fevereiro, garantindo mais um dia na programação oficial da Prefeitura. Para animar os foliões, haverá 44 polos com 33 mil atrações, entre as quais Alceu Valença, Lia de Itamaracá, Thiaguinho, Ludmilla, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Pitty. Neste ano, a cirandeira Lia de Itamaracá e o artista Chico Science serão os homenageados do Carnaval da cidade.
O anúncio com três meses de antecedência foi justificado por João Campos, para que tanto os pernambucanos quanto os turistas possam se programar.
”Para o próximo ano resolvemos inovar com a antecipação dos nomes, para que as pessoas possam se organizar com mais prazo. Este ano de 2023, o Carnaval foi responsável por movimentar cerca de R$ 2 bilhões na economia do Recife, com 2,7 milhões de foliões. A gente acredita que, com um dia a mais de folia oficial e com mais 180 shows, apresentações de cultura popular, a gente possa otimizar ainda mais essa movimentação econômica, além de gerar mais postos de trabalho, e chegar a três milhões de foliões”, explicou.
A lista de atrações sinaliza que haverá atrações para todos os gostos: Alceu Valença, Lenine, Spok, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, André Rio, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Nena Queiroga, Almir Rouche, Lia de Itamaracá, Gilberto Gil Ludmilla, Matuê, Banda Olodum, Mart’nália, Thiaguinho e Mumuzinho, além da diva pop Luíza Sonza e dos roqueiros Samuel Rosa (Ex-Skank), Pitty e Paralamas do Sucesso. O brega, samba e o Movimento Mangue Beat também terão espaço com representantes de artistas pernambucanos. O primeiro dia do Carnaval do Recife 2024 será marcado com grandes shows e axé de boas vindas. Também haverá a cerimônia Ubuntu e encontros de afoxé e nações de maracatu.
A Prefeitura informou que, no dia 8 de fevereiro, haverá meio expediente para os servidores, folga total no dia 9, quando também será decretado ponto facultativo.