Foto: Divulgação
As duas principais correntes do PT em Pernambuco chegaram à decisão de união na disputa pela presidência do partido, na noite desta quinta-feira (22). Após se reunir com o deputado federal Carlos Veras, Messias Melo comunicou que desistiu de concorrer e a sua corrente, Coletivo PT Militante, apoiará o nome escolhido pela tendência Construindo um Novo Brasil (CNB). Com isso, os dois grupos liderados pelos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão marcham juntos no Processo de Eleição Direta (PED) marcado para o dia 6 de julho.
Esse consenso já era esperado, no entanto esbarrava na divisão interna da CNB, que tinha três nomes no páreo. Além de Carlos Veras, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e o secretário-geral do partido, Sérgio Goiana, também haviam inscrito seus nomes. Hoje ambos declinaram em favor de Veras, durante reunião com os presidentes nacional do PT, Humberto Costa, e estadual, deputado Doriel Barros.
A corrente DS, tendo à frente e o atual presidente do PT-Recife, Cirilo Mota, também declarou apoio a Carlos Veras.
Ainda estão na disputa o vereador Osmar Ricardo e o ex-deputado federal Fernando ferro, porém com poucas chances de vitória.