Foto: Deyvid França/Divulgação
Prefeito de Ipojuca pela quinta vez, Carlos Santana (Republicanos) completou 100 dias do seu novo mandato e disse que concentrou as atenções na rearrumação da casa. De acordo com ele, foi necessário normalizar alguns serviços, mas também conseguiu implementar ações visando fazer Ipojuca voltar a ser uma cidade de oportunidades. O município possui polos importantes para a economia de Pernambuco, principalmente, nos setores industrial, comercial e turístico.
“Somos o 1º lugar no ranking das maiores economias de Pernambuco, com o maior PIB per capta. Mas a realidade é que Ipojuca vinha enfrentando graves problemas que provocaram a falta de oportunidades para a juventude e o crescimento da criminalidade. Temos as duas principais âncoras que apoiam o desenvolvimento do estado, o Complexo Portuário de Suape e o Turismo em Porto de Galinhas. Ipojuca é um município diferenciado, que não poderia continuar na mesmice. Por isso trabalhamos muito nestes 100 primeiros dias, preparando a cidade para voltar a ser uma referência para todo Pernambuco”, afirmou Carlos Santana.
No balanço que divulgou, nesta sexta-feira (11), o prefeito destacou a valorização dos profissionais da Educação, concedendo reajuste de 10% no piso salarial dos professores, superando o valor do piso nacional. Santana também disse que foi necessário reestruturar escolas, com melhorias na climatização, pintura e todo o cuidado necessário com as estruturas físicas, para oferecer melhores condições aos alunos e professores.
A Secretaria de Saúde teve a frota de vans ampliada, assim os serviços básicos e atendimentos itinerantes.
Carlos Santana disse que, nestes 100 dias, foi preciso dar uma atenção aos cuidados com a cidade, até porque o período das chuvas está se aproximando e Ipojuca tem que estar preparada. De acordo com o prefeito, houve um trabalho intenso na limpeza de canais e galerias, proteção das áreas de risco e serviços de manutenção.
Entre ações sociais, a Prefeitura promoveu cursos de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, para que aprendam um ofício e possam desenvolver as suas atividades. O prefeito ainda ressaltou a entrega do campo da Vila do Estaleiro totalmente requalificado, para que a prática esportiva avance no município. O Programa Gramadão beneficiará outros campos de futebol, conforme garante Carlos Santana.
E como Ipojuca tem um dos principais polos turísticos do País, o gestor disse que será feito um investimento para atrair mais visitantes, através da parceria com o Porto de Galinhas Convention Bureau, para divulgar o balneário, apoiando o Roadshow Porto de Galinhas na Estrada. A divulgação será feita em 11 cidades de diferentes estados, ao longo do ano.
“O Turismo é essencial para a economia de nossa cidade e do estado. Há anos nosso litoral vem sofrendo com o afastamento de visitantes por conta da violência. Mas esse tempo, acabou”, assegurou Carlos Santana.