Foto: Blog Dantas Barreto
A Prefeitura do Recife será a primeira cidade do País a oferecer o serviço de Caderneta da Criança Digital. O projeto foi apresentado, nesta quinta-feira (19), pelo prefeito João Campos (PSB) e começará a funcionar em março de 2025. O sistema permitirá que os pais ou responsáveis pelas crianças acompanhem a vacinação, desempenho escolar e atendimento de assistência social das crianças até os 10 de idade. Após ser implantada, a Carteira Digital recifense servirá de referência para os demais municípios brasileiros.
Depois que for feito o cadastro, todas as informações serão integradas aos dados do CadÚnico, Bolsa Família, SIRC e RNDS. Dessa forma, mensagens, orientações e todo o acompanhamento poderá ser feito pelo celular.
O programa foi desenvolvido e parceria com o Centro de Inovação da Educação Brasileira (CIEB), que foi representado no evento pela diretora Júlia Sant’Anna. Também esteve presente Priscila Cruz, que é presidente executiva do programa federal Todos pela Educação.
“Hoje é um dia muito especial porque chegamos ao final do ano, fechando o primeiro mandato. A gente está criando um aplicativo integrado ao Conecta Recife e é algo que nos orgulha. É um orgulho ser referência no Brasil. O programa Todos pela Educação escolheu o Recife para ser a cidade referência, e levar Brasil a fora o que sabemos fazer, que é cuidar de cada criança, das mães”, salientou João Campos.
Diretora do CIEB, Júlia Sant’Anna disse que o Recife foi escolhido por estar engajado no processo digital. “O Recife tem um trabalho coordenado com o Governo Federal na integração de dado”, disse. Segundo Júlia, é importante que, a partir da Caderneta Digital da Capital pernambucana, as informações sejam adaptadas a cada processo que existe nas outras cidades.