Foto: Divulgação
Prestes a deixar o cargo de vice-prefeita do Recife, Isabela de Roldão (PDT) soltou uma frase em Londres, nesta sexta-feira, que serviu para levantar a questão por aqui: “Se só há uma cadeira, por que uma mulher não pode sentar nela?”. Pois é, a única cadeira que deve ficar vaga na chapa governista no Recife é justamente a de vice. A cadeira de prefeito já tem dono, que é João Campos (PSB). Até o momento, na lista de especulações há seis nomes, sendo quatro homens e duas mulheres (Maíra Fischer/UB e Marília Dantas/MDB). E a possibilidade de Isabela continuar é nula. O PDT, inclusive, nem deve apoiar a reeleição do socialista porque o PSB do Ceará absorveu os pedetistas ligados ao senador Cid Gomes. O futuro de Isabela é incerto, pois não trocou de partido e o PDT não está montando chapa de vereador. Em Londres, a vice-prefeita participou de um evento da organização não-governamental americana Freedom Fund, que tem o objetivo de incentivar a participação das mulheres na política. “Se eu pudesse estimular um desafio, diria às mulheres: entrem para a política. O processo de invisibilidade da violência contra a mulher no cotidiano se dá porque não temos acesso ao microfone. Não somos nós que estamos nas casas legislativas, construindo as leis”, afirmou Isabela. Mas é para participar de verdade. Nesta sexta-feira, três vereadores de Jaboatão perderam os mandatos porque, em 2020, PMN, DEM e Cidadania lançaram candidatas “laranjas”, apenas para preencher a cota de gênero. Fica dado o recado para as eleições deste ano e também a expectativa de quem vai ocupar a cadeira de vice no Recife.
Teresa: todos fazem
A senadora Teresa Leitão (PT) admite que faltou comunicação e mobilização para juntar gente no ato do Dia do Trabalhador, com a presença do presidente Lula. Também considera que em ano de eleição todos pedem votos para aliados. “Está gerando controvérsia e até representação e Lula vai se defender. Todo mundo faz e todos estão errados”, observa a petista.
Anúncios de Lula
Teresa Leitão, no entanto, salienta a importância do ato do Dia do Trabalhador, pelos anúncios feitos pelo presidente Lula. Citou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 2.804 e a reafirmação do compromisso de isentar até R$ 5 mil.
Batalha jurídica
A cassação de três vereadores de Jaboatão por fraude na cota de gênero no PMN, DEM e Cidadania deve render mais batalhas jurídicas. O TRE fará novo cálculo dos votos de 2020 para empossar três suplentes. Alguns trocaram de sigla e isso pode complicar.
Disputa na Câmara Federal
Nos bastidores da Câmara Federal se diz que a candidatura do deputado Elmar Nascimento (UB-BA) à presidência da Casa será rifada por Arthur Lira (PP-AL). Com isso, Antônio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL) poderão ganhar espaço na disputa. Já o deputado Marcos Pereira, que preside o Republicanos, espera ter o apoio do Governo Lula.