Foto: Blog Dantas Barreto
O bloco PSDB-PRD-PT-PCdoB-PV-PP já decidiu quais serão seus representantes nas três principais comissões permanentes da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (13), durante reunião no Palácio do Campo das Princesas. Contudo, a saída do União Brasil do grupo complicou a situação dos aliados do Governo, já que o PL tende a se alinhar com a oposição e independentes. As perdas das presidências da CCLJ, de Finanças e Administração já são consideradas irreversíveis. Na CCLJ, o mais cotado para presidente é Alberto Feitosa, que será indicado pelo PL. Ele terá de renunciar à suplência da Mesa Diretora.
Para a CCLJ, o blocão indicará como titulares Antônio Moraes (PP), Débora Almeida (PSDB), Luciano Duque (SD) e João Paulo (PT). Na Comissão de Finanças, os escolhidos são Débora Almeida, Gustavo Gouveia (SD), Henrique Queiroz Filho (PP) e João de Nadegi (PV). Na de Administração, estarão Izaías Régis (PSDB), Joaquim Lira (PV) e Jefferson Tomóteo (PP).
A oposição e os independentes, no entanto, terão maioria nestas três comissões. E, assim, terão condições de eleger os presidentes. Além disso, nas votações mais polêmicas são justamente os presidentes que dão o voto de minerva. Nos últimos dois anos, alguns projetos de interesse do Governo Estadual foram aprovados nas três comissões com apenas um voto de diferença.
OPOSIÇÃO
O bloco de maioria oposicionista – com 15 parlamentares – indicou os deputados Sileno Guedes (PSB), Waldemar Borges (PSB) e Diogo Moraes (PSB) para a CCLJ, com os socialistas Cayo Albino, Junior Matuto e Gleide Ângelo nas suplências. Albino, Diogo Moraes e Matuto serão titulares na Comissão de Finanças, com os suplentes Rodrigo Farias (PSB), Mário Ricardo (Republicanos) e Gleide Ângelo. Waldemar Borges e Cayo Albino serão titulares da Administração, com Matuto e Simone Santana (PSB) nas suplências.
Única representante do PSOL, Dani Portela foi indicada como titular para três comissões: o Direitos da Mulher; Defesa da Pessoa com Deficiência e Atipicidades; e Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular.
CANDIDATOS
Alberto Feitosa está sendo indicado pelo PL para a CCLJ, com a intenção de ele ser candidato a presidente, num acordo com a oposição e o UB.
Antônio Coelho (UB) vai disputar a presidência da Comissão de Finanças. Enquanto Waldemar Borges (PSB) foi indicado para a de Administração, também de olho na presidência. Ele conta o voto de Antônio Coelho.
De acordo com o deputado Abimael Santos, falta definir os representantes do PL em Finanças e Administração. O prazo para as indicações termina hoje e as eleições nas comissões serão segunda-feira.