Desde que a campanha eleitoral começou oficialmente, dia 16 de agosto, algumas ações chegaram à Justiça Eleitoral. Teve denúncia sobre “sumiço” de candidatos a vice e até de que o nome do vice estava em tamanho menor ao mínimo exigido. Mas existe a regra básica que diz: enquanto o adversário estiver errando, não alerte. Pois bem, se alguém que entra numa chapa como vice, é porque agrega de alguma forma. Então qual a razão de o concorrente divulgar o erro do outro? Só faz dar publicidade ao adversário, numa ação judicial que o leva a tirar o material de campanha das ruas por pouquíssimo tempo. Multa, só se quem estiver errado não obedecer ao juiz. No entanto, com o início do Guia Eleitoral na TV e no rádio, a batalha judicial também começou. A primeira iniciativa foi da Frente Popular do Recife contra o programa de Daniel Coelho (PSD), por ele ter exibindo dados sobre pessoas em situação de rua e cobrança por habitação. O juiz da 15ª Zona Eleitoral aceitou a denúncia, os advogados de Daniel recorreram e aguardam a nova decisão. O candidato do PSD discordou da sentença, mas, no frigir dos ovos, gostou da atitude do adversário porque deu mais publicidade às suas afirmações. Ontem, garantiu que não vai parar, acreditando que João Campos sentiu o golpe. Até chamou o prefeito para um debate tete a tete sobre a questão habitacional do Recife. Coelho, por sinal, faz uma promessa ousada de entregar cinco mil moradias em quatro anos. Voltando às batalhas judiciais, agora é esperar o que vem pela frente. Estamos ainda no quarto dia de programas na TV e no rádio e, certamente, até o dia 30 a temperatura dos embates tende a subir. Os adversários de João Campos prometem não dar descanso.
Ministro vai tirar férias
Presidente do PSD em Pernambuco, André de Paula vai tirar férias do Ministério da Pesca e Aquicultura, a partir do dia 15 deste mês. Quer se dedicar às campanhas de seus candidatos a prefeito no Estado. Ele vive a expectativa de conquistar um bom número de prefeituras para, quando chegar em 2026, ter uma base confortável visando uma das vagas de senador ou poder garantir condições de retornar à Câmara Federal.
Agenda de trabalho
Mas enquanto não sai de férias, André de Paula tem agenda cheia. Hoje abre a Semana do Pescado, em São Paulo, com representantes do setor. Na quarta, irá ao Rio de Janeiro para firmar convênio com a Fiocruz, visando capacitar agentes de saúde que atuam em comunidades pesqueiras.
Clarissa nas inserções
Sem Guia Eleitoral de TV em Jaboatão, a deputada Clarissa Tércio (PP) está se aproveitando das inserções de candidatos a vereador pelo PP do Recife para aparecer. Como participa na condição de parlamentar pedindo votos para uma aliada, a legislação permite.
João retoma a campanha
O prefeito João Campos (PSB) retoma as agendas de campanha, hoje, depois de dar uma pausa em solidariedade às vítimas do desabamento do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, ocorrido sexta-feira passada. Além de entrevistas, irá prestigiar candidatos a vereador da sua coligação, à noite. Líder absoluto da disputa no Recife, João garante que não baixa a guarda.