A decisão do União Brasil de sair do blocão formado por PSDB, PRD, PT, PCdoB, PV e PP foi formalizada com a publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (13). Dos cinco parlamentares que integram a bancada, constam as assinaturas de Antônio Coelho, Edson Vieira e de Romero Albuquerque. Este último se encontra de licença, está fora do País, mas deixou documento assinado dando seu voto.
A líder do Governo na Alepe, Socorro Pimentel, sequer foi convocada para a reunião que aconteceu ontem. Segundo ela, Romero Sales Filho também não. Ambos defendiam a permanência do partido no blocão para garantir maioria tranquila para o Governo nas principais comissões permanentes. No entanto, a saída já era dada como certa.
“Não fui chamada para essa reunião, Nem Romero Sales. Tínhamos o direito de ser pelo menos ouvidos e isso não aconteceu.
No Diário Oficial de hoje, já constam as indicações do UB para as comissões. Antônio Coelho, que é vice-líder da bancada e está interinamente na liderança devido à liderança de Romero Albuquerque, ficou a cargo de passar a lista. Edson Vieira foi indicado para titular da CCLJ e Albuquerque fica na suplência.
Na outra comissão de suma importância, a de Finanças, o titular é Antônio Coelho, com Romero Albuquerque suplente. E na de Administração, Coelho também é titular e Edson Vieira na suplência. Na Comissão de Assuntos Municipais, o titular é Edson Vieira, ficando Albuquerque como suplente.
Antônio Coelho é titular na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a suplência fica com Romero Albuquerque. As posições desses dois invertem na Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A dupla continuará junta na Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com Romero Albuquerque titular e Antonio Coelho suplente. Também na de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo Albuquerque titular e Coelho suplente.
Na Comissão de Saúde e Assistência Social, Edson Vieira é o titular, com Coelho na suplência. Vieira fica na suplência na de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Os nomes de Socorro Pimentel e Romero Sales Filho foram contemplados na Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, sendo ele como titular e ela na suplência. Socorro também foi indicada como suplente na de Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular. Sales Filho será suplente nas comissões de Segurança Pública e Defesa Social e de Defesa do Consumidor.
Socorro Pimentel será titular apenas na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.