Foto: Blog Dantas Barreto
O partido Avante passou a integrar o Governo de Raquel Lyra, nesta segunda-feira (24), com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, ao indicar o ex-prefeito de Custódia, Manuca. Também vai administrar o Arquipélago de Fernando de Noronha com o advogado Virgílio Oliveira. Ele é filho do deputado federal Waldemar Oliveira e Sobrinho do presidente estadual da sigla, Sebastião Oliveira. Atualmente, ele atua como assistente jurídico do TJPE. Antes da nomeação, haverá sabatina na Assembleia Legislativa.
Virgílio participou da cerimônia de nomeação de Manuca e disse ao Blog Dantas Barreto que já tem planos para administrar o arquipélago. Ele admitiu que nunca esteve em Fernando de Noronha, mas sabe da importância que o distrito tem para a economia, o turismo de Pernambuco e o meio ambiente.
“Eu já tenho conversado com alguns ex administradores sobre as necessidades do arquipélago, entre as quais estão a melhoria das estradas. É uma grande reclamação dos moradores e dos turistas. Outro setor que chama atenção é o da da saúde, principalmente o hospital São Lucas, que tem apenas 10 leitos e capacidade para realizar partos e cirurgias de baixo risco. Vamos fazer um estudo para ampliar o número de leitos e a capacidade de atendimento do hospital, adquirindo equipamentos e contratando mais profissionais“, adiantou Virgílio .
O futuro administrador também coloca que a questão ambiental sempre é uma preocupação, e citou a necessidade de conter as espécies invasoras, que podem colocar em risco a fauna de Fernando de Noronha.
Ainda na questão do meio ambiente, Virgílio Oliveira disse que a sua gestão vai avançar no planejamento para adequar a ilha ao volume de turistas que é cada vez mais crescente.
Eleição direta
Virgílio Oliveira disse também ser favorável à eleição direta do administrador de Fernando de Noronha. Essa é uma reivindicação dos moradores e do Conselho Distrital. “Sou 100% a favor da eleição direta para administrador porque a população tem direito de escolher quem a represente. Essa é uma opinião pessoal minha, é o correto, mesmo o arquipélago sendo um distrito. Estarei à disposição do Conselho Distrital, da Assembleia Legislativa e da população, que deverão apresentar os problemas e as necessidades que a ilha necessita. As portas do meu gabinete estarão abertas “, garantiu Virgílio.