Audiências de custódia serão online em Pernambuco

Foto: Sandy James/DP

O desembargador Ricardo Paes Barreto tomará posse na presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no dia 2 de fevereiro, e o investimento em tecnologia será prioridade na sua gestão. Entre as novidades citadas por ele ao Blog Dantas Barreto, está a realização das audiências de custódia online. Ou seja, o preso não precisará ser levado até a presença do juiz para que seja tomada a decisão pela prisão preventiva ou se vai responder ao processo em liberdade.

“As audiências de custódia têm um custo altíssimo e são um risco para os presos e policiais. Com o uso da tecnologia, onde o preso estiver poderá ser feita a audiência”, ressalta o futuro presidente do TJPE.

Ricardo Paes Barreto se considera integrante de uma nova geração que compõe o Judiciário e tem a visão de que é preciso mudar a forma de trabalho. Ele criará diretorias para substituir as secretarias e os processos serão 100% digitais a partir de março.

 “Toda decisão será enviada a cada diretoria via online. Na medida que tiramos do juiz a responsabilidade das diretorias, vamos impessoalizar os processos”, garante.”Vamos modernizar a estrutura do Judiciário, humanizar os locais de trabalho e investir na tecnologia de informação para que os juízes possam dar atenção a outras causas”, acrescentou o desembargador.

Uma questão que gerou muita polêmica no País foi a criação do Juiz de Garantia. Apesar de não ver com bons olhos essa solução, Ricardo Paes Barreto disse que o TJPE terá juízes de garantia regionais.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Publicidade