Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Audiência pública na Alepe serve para debater soluções contra violência no futebol

Foto: Filipe Melo/ Divulgação

A violência em dias de jogos de futebol vem sendo uma preocupação, atualmente, e as autoridades sempre são cobradas a realizar ações preventivas para evitar os confrontos entre as tais torcidas organizadas. Mas basta estar vestindo uma camisa de time de futebol para ser alvo de espancamentos, roubo e até morte. O assunto foi motivo de audiência pública na Assembleia Legislativa, que reuniu parlamentares, representantes do Governo de Pernambuco de clubes de futebol e da imprensa. O objetivo era debater sobre quais soluções podem ser apresentadas para que a ida a um estádio seja para lazer e torcedor pelo time do coração com segurança.

A reunião foi solicitada pelo deputado Júnior de Tércio (PP), que preside a Comissão de Esporte e Lazer. Entre as sugestões foram citadas a instalação do reconhecimento facial, reforço do policiamento e ações coercitivas.

“A cultura da paz e o respeito precisam prevalecer nos jogos de futebol, esse esporte que é uma paixão nacional, que une as pessoas. Não existe espaço para violência em nosso futebol”, disse Júnior Tércio.

O gerente-geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social de Pernambuco, coronel Alexandre Tavares, garantiu que há esforços do poder público para coibir a violência em dias de jogos. Ele disse que foi montado um grupo de trabalho específico para essa questão, o GT Futebol, que, como assegurou, tem avançado na elaboração de estratégias.

Os representantes do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e Criminal do Torcedor, Flávio Fontes, e da Promotoria do Torcedor, José Bispo de Melo, defenderam medidas como reconhecimento facial e instrumentos de interceptação de conversas por celular para  combater a violência em dias de jogos.

Também presente na audiência pública da Assembleia, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, colocou que “Pernambuco é um dos estados mais seguros do Brasil em relação à segurança nos estádios”. A declaração foi contestada pelo presidente da Câmera Municipal do, Romerinho Jatobá (PSB), que é um dos maiores críticos à gestão de Evandro Carvalho. O vereador cobrou das polícias uma fiscalização maior das redes sociais de torcedores, por ser onde são combinados os confrontos.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade