Aproximação com Oriente Médio, economia e clima: Lula começa na Arábia Saudita último giro internacional do ano

Do Correio Braziliense

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá início nesta terça-feira (28/9) a uma viagem internacional pela Arábia Saudita. Em oito dias, passará por quatro países: Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Alemanha. É, provavelmente, a última viagem internacional do ano de Lula e a primeira depois que se submeteu a uma cirurgia de quadril, há dois meses — desde que tomou posse para seu terceiro mandato, em 1º de janeiro, o presidente já viajou ao exterior 15 vezes.

Quando retornar ao Brasil, em 5 de dezembro, terá passado mais de 60 dias fora do país e visitado 25 países. Mesmo convidado para a posse do recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei, em 10 de dezembro, o petista não deve comparecer à cerimônia.

Apesar de o principal mote da viagem ser apresentar as credenciais climáticas do Brasil ao mundo — com o retorno de Lula à conferência climática da ONU (COP28) como chefe de Estado pela primeira vez em 13 anos — os primeiros passos dessa viagem serão dedicados às relações comerciais e políticas do Brasil com o mundo árabe.

Lula embarcou com uma grande comitiva de ministros — como Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura), além de autoridades como Aloizio Mercadante (presidente do BNDES), Jean Paul Prates (Petrobras), Jorge Viana (Apex-Brasil) e Rodrigo Pacheco (presidente do Senado).

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve se juntar à Lula em Dubai, para a COP28 e também no giro pela Alemanha.

Recentemente, houve uma aproximação diplomática do Brasil com a Arábia Saudita, única nação do Oriente Médio a participar do G20 e um forte aliada dos Estados Unidos na região.

Em agosto, durante uma cúpula em Johanesburgo, na África do Sul, a Arábia Saudita foi convidada a aderir ao Brics, o grupo de potências emergentes que inclui Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.

A terça-feira — primeiro dia do giro internacional de Lula — será dedicada à política externa na Arábia Saudita.

Lula chegou no final da manhã a Riade (madrugada no horário de Brasília) e vai se encontrar no Palácio Real Al Yamamah com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, considerado o líder de facto da Arábia Saudita (cujo chefe de Estado oficial é seu pai, o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, de 87 anos).

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/11/6661864-aproximacao-com-oriente-medio-economia-e-clima-lula-comeca-na-arabia-saudita-ultimo-giro-internacional-do-ano.html

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade