Foto: Lu Rocha/Divulgação
A eleição na Associação Municipalista de Pernambuco terá chapa única, encabeçada pelo atual presidente Marcelo Gouveia (Podemos). O registro com 38 nomes foi feito, nesta segunda-feira (17), e como o prazo acabou não há mais tempo para surgir concorrentes. O ex-prefeito de Escada e ex-presidente da Amupe, Jandelson Gouveia (PL), não conseguiu reunir apoios suficientes para entrar na disputa como pretendia. A eleição está marcada para 27 de fevereiro.
Com o acordo firmado para garantir a composição de consenso, Marcelo ficará no cargo até o início de abril de 2026, quando renunciará para concorrer a um mandato de deputado federal. O prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), abdicou da candidatura para ser vice assumir a presidência no próximo ano.
Além de Marcelo Gouveia e Pedro Freitas, a futura diretoria da Amupe ser composta pela prefeita de Igarassu (PSDB), como 1ª secretaria; a de Olinda, Mirella Almeida (PSD), na 2ª secretaria; o de Panelas, Ruben Lima (PSB); e a de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), como secretária da Mulher.
Marcelo Gouveia disse ao Blog Dantas Barreto que acreditava numa eleição com chapa única, por conta do arco de alianças que foi construído e que teve a participação das principais lideranças políticas de Pernambuco.
“A Amupe sai fortalecida nesse processo. Houve um amplo diálogo com os novos prefeitos e os foram reeleitos e com os partidos. Prevaleceu o diálogo”, ressaltou o candidato à reeleição.
Marcelo se reunirá com os companheiros de chapa, na próxima quinta-feira, para definir as diretrizes da futura gestão. Ele reconhece que ,no ano que passou como presidente, foi justamente no período das eleições municipais e os prefeitos estavam focados ou nas próprias campanhas ou tentando eleger sucessores.
“Agora será diferente. Vou trabalhar para fortalecer os consórcios públicos, capacitações dos gestores municipais, dar início ao setor da engenharia, atuar na captação de recursos e levar as discussões da Amupe para cada região. Quero fazer que tudo aconteça perto dos municípios”, garantiu Marcelo Gouveia.