Foto: Foto: Wesley D’Almeida/Divulgação
A bancada do PSB na Assembleia Legislativa se reuniu, nesta quarta-feira (30), e decidiu que apoia a recondução do presidente Álvaro Porto (PSDB) na nova eleição da Mesa Diretora que valerá para biênio 2025/2026. A escolha acontecerá entre 1º de dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a eleição antecipada que ocorreu em novembro de 2023.
Os socialistas, contudo, não fecharam questão em relação à primeira secretaria, ocupada pelo deputado Gustavo Gouveia (SD) e que vem sendo motivo de interesse do PP. Há expectativa para o retorno de Álvaro Porto, que está em São Paulo se recuperando da cirurgia na coluna. Como ele conduzirá o processo, sua palavra será decisiva para a composição da Mesa Diretora. Gouveia vem conversando com os deputados, na tentativa de neutralizar as ações do PP e parte da oposição.
Apesar de não terem sido citados na nota, o primeiro e o segundo vice-presidentes da Alepe, respectivamente, Aglailson Victor e Francismar Pontes, e o primeiro suplente da Mesa, Rodrigo Farias, contam com apoio dos colegas de bancada, já que são filiados ao PSB.
A nota divulgada do PSB foi assinada por nove, dos 12 deputados. “Convocamos essa reunião, ouvimos a posição de cada colega de bancada e a avaliação feita foi a de que devemos caminhar juntos no processo de eleição da Mesa Diretora da Alepe. E também definimos coletivamente a nossa disposição, a posição da bancada do PSB, de apoiar a recondução do presidente Álvaro Porto a mais um biênio à frente da Assembleia”, explicou o líder do PSB na Alepe e presidente estadual do partido em Pernambuco, deputado Sileno Guedes.
Além de Sileno, estiveram na reunião Aglailson Victor, Francismar Pontes, Rodrigo Farias, o líder da Oposição na Alepe, deputado Diogo Moraes, Delegada Gleide Ângelo e Simone Santana, Eriberto Filho e Waldemar Borges. Os nomes de Dannilo Godoy, Júnior Matuto e France Hacker não constam na nota divulgada pelo partido.