Foto: Blog Dantas Barreto
A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão nesta segunda-feira (9), o Dia Estadual em Memória de Frei Caneca, que será comemorado no dia 13 de janeiro. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Waldemar Borges (PSB). No seu discurso, o socialista ressaltou que “Frei Caneca foi o maior herói do Brasil” e que a Revolução Pernambucana de 1817 “foi a maior luta libertária do País”.
O projeto estabelece que o Poder Executivo, através das Secretarias Estaduais de Cultura e Educação, promoverá a divulgação e as comemorações alusivas à data cívica instituída pelo presente artigo em todo Estado de Pernambuco, especialmente nas Escolas Públicas.
Ainda de acordo com o texto aprovado, nas sedes dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, bem como seus órgãos vinculados, a bandeira do Estado de Pernambuco deverá ficar em meio-mastro ou meia-adriça.
Joaquim da Silva Rabelo, depois Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, popularmente conhecido como Frei Caneca, participou da Revolução Pernambucana de 1817 e foi líder da Confederação do Equador. Ele foi morto no Recife em 13 de janeiro de 1825.