Foto: Divulgação
Um dos locais mais afetados pela inundação que ocorreu em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho começará a receber voos comerciais, na próxima segunda-feira (21). Os primeiros pousos serão de aviões que chegarão chegarão dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. No primeiro dia de operação, entre pousos e decolagens, serão 71 voos, com a previsão de movimentação de 9 mil passageiros.
Até o final do mês, estão previstos ainda voos para Belo Horizonte e Curitiba. Já no próximo mês, a expectativa é que o terminal passe a operar mais de 122 voos diários, transportando cerca de 16 mil viajantes. De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, a capacidade operacional é de 80%, após mais de 160 dias de obras de recuperação do equipamento.
Nesta sexta-feira, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, participaram da cerimônia de reabertura do Aeroporto Salgado Filho e destacaram a importância da retomada do serviço.
“Com a retomada dos voos a partir de segunda-feira, eu não tenho dúvida de que isso será fundamental para ativar efetivamente a economia do estado, que representa mais de 11 milhões de habitantes. Sabemos o que o aeroporto representa para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas”, disse Costa Filho.
Paulo Pimenta mencionou que a atividade econômica do estado do Rio Grande do Sul tem mostrado enorme vigor. Segundo ele, “a indústria gaúcha, desde julho, é a que voltou a crescer em índices superiores à média nacional. Nós vamos chegar ao mês de dezembro com o aeroporto funcionando, com o turismo bombando, com a economia crescendo, gerando empregos e mostrando que o Rio Grande e o Brasil estão no rumo certo”, enfatizou o ministro.