Foto: Matheus Britto/PMJG
O município do Jaboatão dos Guararapes lançou, de forma pioneira em caráter nacional, nesta quarta-feira (5), uma aba de notificação de acidente de trabalho no aplicativo Saúde Vigilante. Com isso, o trabalhador já pode fazer a autonotificação de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho em tempo real, pelo smartphone ou pelo site da Prefeitura. O lançamento foi feito durante comemoração aos 20 anos do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador – Cerest, onde o prefeito Mano Medeiros foi um dos homenageados como reconhecimento pelas boas práticas referentes à saúde do trabalhador desenvolvidas no Jaboatão.
A nova ferramenta foi criada pela equipe de tecnologia e técnicos de vigilância da Secretaria da Saúde e será utilizada não apenas em Jaboatão, mas disponibilizada para os 11 municípios de abrangência do Cerest regional (Pombos, Vitória de Santo Antão, Campinas, Chã de Alegria, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Paudalho, Moreno, São Lourenço da Mata, Glória do Goitá e Tracunhaém).
“É mais um serviço inovador e gratuito criado por Jaboatão para cuidar e facilitar a vida dos nossos cidadãos, como também para ajudar o poder público a adotar medidas mais assertivas em relação ao tema, a partir dos dados coletados”, observa o prefeito Mano Medeiros. “A ferramenta dará maior celeridade na busca ativa dos casos informados e também permitirá que o município trace o perfil das pessoas acidentadas, pois existe grande subnotificação dos casos”, complementa a secretária de Saúde, Zelma Pessôa.