Abstenção preocupante

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que mais de 34 milhões de pessoas não compareceram às urnas, no primeiro turno das eleições municipais de 2020, uma abstenção de 23,15%. No segundo, o índice foi de 29,53%. Já em 2022, no pleito presidencial, cerca de 32 milhões (20,9%) também optaram por não votar. Sinal de que uma parcela da população está com desgosto e descrença com a classe política. Neste ano, teremos novamente disputas eleitorais nos municípios e fica a preocupação quanto à maior participação dos eleitores. Gestora do Núcleo de Comunicação da Politize!, Luiza Wosgrau Câmara avalia que os brasileiros ainda enxergam a política brasileira como um ‘bicho de sete cabeças’. “Nossos índices de cultura e participação política são baixos, e ainda falhamos em preparar a nossa população para participar do processo eleitoral”, observa. Daí a iniciativa da Politize!, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, de realizar o trabalho de conscientização, principalmente, para incentivar os jovens a participarem da política, no mínimo, votando. As orientações são conduzidas pelos voluntários do Programa Embaixadores Politize!, fundado em 2018, para formar lideranças cidadãs capazes de construir propostas de soluções para os principais problemas públicos do País. Em Pernambuco, o grupo tem quatro embaixadas no Recife, Jaboatão, Caruaru e Bom Conselho. Os locais e programação podem ser conferidos no sitewww.politize.com.br.

Preso com salário

O deputado Chiquinho Brazão está preso sob acusação de mandar matar Marielle Franco, mas como o processo de cassação ainda se arrasta na Câmara Federal, ele receberá R$ 16 mil de salário neste mês. E o gabinete continua com os 25 funcionários. O Conselho de Ética já abriu processo de cassação e Brazão tem prazo para apresentar a defesa.

Marcha no Senado

Segunda-feira começa a 25ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, e na terça um grupo estará no Senado para acompanhar a votação da PEC 66, que trata da desoneração da folha de pagamentos. O acordo firmado nessa semana já é um alento.

Transnordestina no foco

A retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no sentido Salgueiro- Suape será debatida, terça-feira, por iniciativa do Crea-PE. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, será o palestrante. Evento está marcado para as 19h, na Fiepe.

Crime hediondo

Tramita no Senado o projeto que torna crime hediondo e aumenta a pena para quem praticar corrupção e desviar recursos nos momentos de epidemia ou calamidade pública. Teresa Leitão (PT) concorda com a proposta de Zequinha Marinho (Podemos-PA). “Enquanto centenas de pessoas morriam, alguns funcionários públicos e empresários roubavam o Estado”, lamenta a petista.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade