Foto: Ricardo Sturcket/PR
O presidente Lula esteve, ontem, no Rio Grande Sul, levou ministros, prometeu liberar recursos para reconstruir o estado e garantiu que a burocracia não vai atrapalhar. O problema está no histórico. Assim como o Rio Grande vem sofrendo com a catástrofe provocada pelas chuvas, outros locais do Brasil já passaram por situações parecidas. Recife, Jaboatão, Olinda, Camaragibe, Palmares e tantas cidades pernambucanas sabem muito bem disso. Da mesma forma que foram prometidos recursos federais anteriormente, os gaúchos também ouviram ontem. E aí fica o questionamento se o dinheiro será liberado mesmo e quando. Apesar da tragédia ocorrida no Recife e em Jaboatão, há dois anos, só recentemente o presidente Lula disse que a Capital terá R$ 45 milhões para obras de proteção nas encostas. E para Jaboatão, na época, chegaram recursos federais para ações paliativas. O município tem a garantia de R$ 60 milhões, mas do Governo do Estado. Aos gaúchos Lula falou: “Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse estado. Às vezes a gente dá dinheiro e as obras não acontecem, por isso que é preciso termos uma combinação perfeita entre o Governo Federal, o Poder Legislativo, o Tribunal de Contas, o Ministério Público, porque cada centavo que for colocado para combater isso, não pode ser desviado, ele tem que ser colocado naquilo a que se destina”. Resta aguardar e torcer pela agilidade nos repasses.
Prefeitos tentam acordo
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, está tentando um acordo com o Governo Federal sobre a desoneração da folha de pagamento das prefeituras, referente à contribuição previdenciária. A expectativa é que o entendimento atenda às duas partes e o anúncio ocorra na Marcha dos Prefeitos, que começa dia 20, em Brasília.
Novela continua
Amanhã, o projeto das faixas salariais dos PMs e bombeiros será novamente votado na CCLJ. À tarde, os pareceres das comissões de Finanças e Administração serão votados no plenário. Em seguida entra na pauta da Assembleia Legislativa.
Jogos eletrônicos
A partir de hoje, entra em vigor o Marco Legal que regulamenta os jogos eletrônicos no Brasil. A expectativa é que a iniciativa privada invista cerca de RS 300 milhões por ano no setor. O Marco também define regras de proteção às crianças e adolescentes.
PSB de Camaragibe
O PSB está com dois pré-candidatos a prefeito em Camaragibe, Paulo André e Ednaldo Moura, mas em junho ambos deverão chegar ao consenso com base em pesquisas. No levantamento do Instituto Exata, ambos aparecem com percentuais próximos. Ednaldo tem 5,1% das intenções de votos e Paulo André, 4%. Enquanto isso, buscam apoios.