Foto: Reprodução
O 1° Encontro do Ministério de Educação – Todos Juntos pela Educação reuniu, nesta quinta-feira (5) em Brasília, prefeitos eleitos e reeleitos de municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes. O objetivo foi debater sobre práticas, avaliações e trocas de experiências, visando buscar melhorias do Ensino para Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) foi uma das palestrantes pelo fato de ter sido prefeita de Caruaru. Ela aconselhou que, nos próximos mandatos, os gestores municipais priorizem a educação, enfatizando que “a aliança com a educação começa em casa”
“Desde o mandato de deputada estadual, secretária de Juventude que fui no Governo do Estado, a educação sempre foi prioridade, não só na minha palavra, como na minha atitude”, disse Raquel. Segundo ela, ao chegar ao Governo, buscou entender porque Pernambuco ficou para trás e outros estados conseguiram avançar. Citou que apenas 18% das crianças estavam e creches. E que foi conhecer outras experiências para “compreender como fazer mais e em menos tempo”.
LOUSAS
Diante de atuais e futuros prefeitos, Raquel Lyra fez um alerta sobre as propostas que aparecem como grandes soluções. “Quando se chega a uma prefeitura no primeiro mandato, aparece um monte de gente querendo vender um monte de coisas. As primeiras são as lousas digitais. Me perdoem as lousas digitais, mas já tivemos oportunidade de fazer cursos no mundo, imersões em Havard, Oxford, Columbia e nenhuma delas tem lousa digital”, salientou.
A governadora enfatizou que “o mais importante é preparar as escolas com estrutura e seus profissionais estarem animados e focados naquilo que a criança precisa”, disse.
Entre os principais desafios dos prefeitos, conforme Raquel, é o transporte escolar. E aproveitou para divulgar as ações do programa Juntos pela Educação, com a distribuição de veículos para transportar os estudantes. Além de se comprometer a entregar 250 creches.
LIDERANÇA
Na opinião de Raquel, tem que haver uma aliança em torno da educação. “A liderança do prefeito, da prefeita, do líder, é fundamental para que isso possa acontecer, para fazer com que todos os secretários compreendam que educação é prioridade. Obras, Planejamento, Secretaria da Fazenda, todo mundo junto. A conquista de uma escola não é a conquista do gestor. É a conquista do governo. Liderar isso pessoalmente, estar presente nas escolas, nas discussões, na definição de metas, no monitoramento dessas metas”, aconselhou.
A governadora ressaltou aos prefeitos que “tem momento que vai parecer impossível reunir todas as tribos numa mesa”. “As lutas internas são gigantes e as externas também”, observou.
RESULTADOS
Raquel lembrou que, no cargo de prefeita, foi chamada de louca por priorizar a educação, mas os resultados deram retorno. “Não tenho dúvida nenhuma de que não coloquei a educação na meta da reeleição, mas saibam que, ao final das contas, foi o reconhecimento de todos que tiveram filhos na escola, um vizinho, um parente, pela qualidade do tratamento dos nossos alunos, pela evolução dessas crianças. Foi um vetor fundamental para que eu pudesse chegar até aqui”, garantiu.
A governadora assinalou aos prefeitos que, se investirem no setor educacional, “tenham certeza que, ao final dos seus mandatos, vocês colherão os resultados claros, objetivos, na melhoria da qualidade do ensino dos seus alunos e nas comunidades”, afirmou Raquel Lyra.