Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trabalho de vacinação em idosos de Jaboatão é o único de Pernambuco reconhecido na II Oficina ImunizaSUS

Foto: Divulgação PMJG

O trabalho da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes na imunização de idosos recebeu o reconhecimento na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. Entre os anos de 2021 e 2024, equipes da Secretaria de Saúde estiveram nas 25 instituição de longa permanência para pessoas idosas (ILPI) e, nesse período, foram aplicadas mais de 10 mil doses de vacina contra a Covid-19, Influenza, Pneumo-23, entre outras. Desse total, mais de 7.700 doses foram em pessoas idosas. Todas essas ações foram apresentadas durante o evento e Jaboatão foi o único selecionado de Pernambuco para ter o trabalho publicado na edição especial na revista do ImunizaSUS, com previsão de publicação para 2025.

A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, nesta quarta-feira (20). Foram avaliados os trabalhos de mais de 300 municípios do País que concorram na categoria “Matéria Jornalística”. Jaboatão venceu com o tema “Vacinação em instituição de longa permanência para pessoas idosas – ILPI: Uma estratégia de cuidado na atenção à saúde de pessoas idosas institucionalizadas”. O ImunizaSUS visa fortalecer a vacinação em todo o território nacional.

“A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem sendo reconhecida em experiências exitosas no âmbito da saúde e traz para casa este reconhecimento importante no trabalho incansável pela ampliação das coberturas vacinais, em especial de grupos vulneráveis, como a pessoa idosa, sobretudo a pessoa idosa institucionalizada. Estamos orgulhosos e felizes de ter o nosso trabalho reconhecido nacionalmente”, celebrou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.

Segundo ela, a vacinação no local evitou o descolamento desnecessário deste grupo vulnerável. Zelma enfatiza que o método foi tão bem sucedido que faz parte do calendário oficial de eventos vacinais do município.

A coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa e do Homem, Keila Queiroz, apresentou a experiência municipal na II Oficina ImunizaSUS. “A estratégia hoje faz parte das ações extramuros de imunização. Além dos números alcançados, destacamos o trabalho intersetorial que foi e tem sido essencial para o êxito da estratégia.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade