Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

30 mais 30 não dá 49

Na Assembleia Legislativa está existindo uma guerra de números entre os candidatos à primeira secretaria, agora que a eleição antecipada para o biênio 2025/2026 está mesmo anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Gustavo Gouveia (SD) garante já ter em torno de 30 votos entre os deputados para ser reconduzido ao cargo. Francismar Pontes abriu dissidência no PSB e diz que concorrerá à vaga. O PP está lhe dando apoio e os cálculos também indicam 30 votos no plenário. A questão é que a Assembleia Legislativa tem 49 parlamentares. Na matemática, 30 mais 30 dá 60. Alguém deve estar confiante demais no que ouve nos bastidores. Oficialmente, Gustavo Gouveia tem mais bancadas partidárias ao seu lado, inclusive a grande maioria do PSB. Dos 12 socialistas, 9 apoiam a sua candidatura. Francismar é concorrente, enquanto France Hacker e Danilo Godoy estão mais próximos do PP. A nova eleição da Mesa Diretora será no dia 2 de dezembro, e como a votação é secreta, muitas surpresas poderão ocorrer. Certa está a reeleição do presidente Álvaro Porto (PSDB), responsável pela condução do processo. Ele, por sinal, defende a manutenção de Gouveia na primeira secretaria, como afirmou ontem, no momento em que ambos receberam o apoio dos deputados do PSDB, Izaías Régis e Débora Almeida. Até o dia 2, serão duas semanas de intensas negociações nos bastidores da Alepe.

PSB quer proporcionalidade

Sileno Guedes reitera que a posição da bancada do PSB na Alepe permanece em apoio a Gustavo Gouveia para primeiro secretário. Mas diz que haverá uma conversa com o presidente Álvaro Porto sobre a proporcionalidade de espaços. Com Francismar Pontes disputando a primeira secretaria, a primeira vice-presidência, que foi ganha por ele na eleição anulada, fica aberta.

Convocação extra

O prazo para o envio de projetos à Câmara do Recife encerrou ontem. Como o prefeito João Campos (PSB) ainda não está com a reforma administrativa pronta, o Legislativo será convocado extraordinariamente, no início de dezembro. João volta ao trabalho, após viagem aos EUA.

Zona da Mata em debate

Na próxima quinta-feira, haverá audiência pública proposta pelo deputado Doriel Barros (PT) com o tema “Estratégia para o desenvolvimento e produtivo da Zona da Mata”. Será às 9h no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco.

Prefeitos querem novidades

Os prefeitos eleitos estão curiosos sobre o que será posto pela governadora Raquel Lyra (PSDB), no encontro de sexta-feira. Querem novidades e ouvir compromissos com os municípios. Ontem, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, fez suspense ao ser indagado se haverá algo além do que foi mostrado no seminário da Amupe. “Quem for, vai saber”, disse.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade