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24ª Edição da Fenearte alcançou R$ 108 milhões de impacto econômico

Foto: Daniela Nader/Divulgação

Do Diario de Pernambuco

Atingindo o recorde de 320 mil visitantes, que transitaram pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, a 24ª Fenearte aconteceu entre os dias 3 e 15 de julho. Realizada pelo Governo de Pernambuco com o tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”, a feira gerou R$ 108 milhões de impacto econômico, contando com o maior público pagante da história da feira.

Diante do o saldo positivo desta edição, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) já está iniciando os preparativos para a 25ª edição, que está marcada para acontecer de 9 a 20 de julho.

“Nosso intuito é valorizar nossa cultura, nosso turismo e principalmente entender que isso gera desenvolvimento econômico para o estado. A Fenearte é uma empresa gigante que funciona aqui em Pernambuco e mexe na vida de mais de 5 mil expositores”, comenta André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe. 

Tendo a normas de sustentabilidade cada vez mais ampliadas anualmente, neste ano, as ações com esse foco foram implementadas pela Adepe em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE). Os trabalhos contaram com a atuação da Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, da Manifesto Ambiental e da Verdiera. Como resultado da coleta seletiva, uma média de 10 toneladas de resíduos recicláveis serão revertidos em renda para as mulheres da cooperativa. 

Em relação a 2023, foi observada a redução de 5 toneladas de plástico. Pela primeira vez, a Fenearte executou a coleta de óleo e restos de comida. Duas toneladas dos resíduos gerarão uma tonelada de adubo.

Por meio dos traslados, a Fenearte conseguiu levar 40 mil visitantes de forma gratuita. “Duplicamos a quantidade de ônibus e de pontos da cidade que trazem as pessoas de forma totalmente gratuita, através desses ônibus, de dois para quatro esse ano”, explicou Camila Bandeira, diretora-executiva da Fenearte. Os locais de transporte se estenderam para mais dois shoppings neste ano, somando quatro (Patteo, Recife, RioMar e Tacaruna).

 

A Fenearte fechou uma parceria com a Com Acessibilidade. Durante os dias de evento foram realizadas 19 visitas guiadas.

Disponibilizada diariamente e de forma gratuita, a equipe com 14 audiodescritores, intérpretes de Libras e guias possibilitou a pessoas cegas ou com baixa visão, surdas ou ensurdecidas e neurodivergentes visitar estandes, conversar com artesãos e fazer compras. Neste ano, 342 pessoas foram contempladas, um aumento de 35% na comparação com 2023.

O presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo,  revelou o impacto do evento para o turismo local. “Temos um levantamento que cerca de 20% dos visitantes da Fenearte são turistas ou excursionistas. Isso mostra o impacto positivo dessa feira na Região Metropolitana do Recife. Pelos números trazidos pela Adepe, 320 mil visitantes estiveram aqui durante esse período e cerca de 60 mil pessoas são turistas ou excursionistas que estiveram aqui nessa região ocupando os hotéis e movimentando também restaurantes e o comércio ”, destaca. 

Segundo dados da Adepe, os turistas que frequentaram a 24ª Fenarte vieram principalmente dos estados de Alagoas 2,9%, São Paulo 2,6% e Bahia 1,6%.

Um levantamento realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que realiza a feira, e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), parceira da Fenearte, revelou que 98,6% do público geral aprovou a 24ª edição. Entre os visitantes entrevistados, 22,5% eram turistas e 17,4% estiveram na feira pela primeira vez. O tíquete médio foi de R$ 462. Para os expositores, 52,3% tiveram a expectativa de negócios superada. Entre eles, 78% são pernambucanos e 62% são mulheres. 

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