Foto: Divulgação/PCPE
Operação contra Pista, deflagrada pela Secretaria de Defesa Social, nesta quinta-feira, cumpriu 21, dos 42 mandados de prisão contra os envolvidos nos confrontos antes do “Clássico das Multidões” do dia 1ºde fevereiro. Também foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão domiciliar, três mandados de internação provisória e sequestro de bens.
Os suspeitos foram identificados, inclusive, com importantes contribuições da sociedade pernambucana, de forma anônima. A Operação Contra Pista, que abrangeu os municípios de Olinda, Ipojuca, Paulista, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, além de Vitória de Santo Antão.
Na execução, foram empregados 170 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL).
As ordens foram expedidas pelos Juízos da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Recife e da 3ª Vara da Infância e Juventude da Capital. Tanto os detidos quanto os materiais apreendidos foram encaminhados para a sede da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, em Olinda. Os detidos vão responder por associação criminosa voltada às práticas de provocação de tumulto, lesão corporal, tentativa de homicídio e corrupção de menores.
No dia do confronto, cenas de selvageria foram registradas entre as torcidas Jovem do Leão, do Sport, e da Explosão Inferno Coral, do Santa Cruz, que entraram em confronto na zona oeste da capital pernambucana. Utilizando artefatos explosivos, pedras e pedaços de madeira, os membros das organizadas praticaram agressões físicas, tumulto e depredações do comércio, deixando 12 feridos.