Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

1º Festival da Macaxeira abre oportunidades para produtores de Jaboatão

Foto: Leandro de Santana/PMJG

O 1º Festival da Macaxeira, que iniciou nessa sexta-feira (29), continua hoje no Jaboatão dos Guararapes, reunindo produtores da agricultura familiar do município. O evento está montado na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, e poderá ser visitado a partir das 14h. O Festival, promovido pela Prefeitura, conta com ações de orientação e apoio aos agricultores, que também aproveitam a oportunidade para comercializar seus produtos. Só ontem foram vendidas cinco toneladas de macaxeira.

A programação inclui shows do trio Sanfona do Povo, Parceiros do Forró e Esquenta Mulher, com apresentações a cada uma hora e meia. Toda essa movimentação tem deixado os produtores otimistas com o desenvolvimento da agricultura em Jaboatão.

“Tivemos boas vendas e esperamos que todos os anos, daqui para frente, continue essa tradição. Foi muito bom”, comemorou a produtora rural Ângela Maria da Conceição, do Engenho Penanduba. Lucas da Silva, do Engenho Camarço, também se mostrou satisfeito com a iniciativa da Prefeitura de Jaboatão. “Hoje foi ótimo, a prefeitura está de parabéns. Trouxe minhas mercadorias e consegui vender tudo, graças a Deus. Que venham outras”, falou.

PROGRAMA

De acordo com a Prefeitura, o 1º Festival da Macaxeira faz parte do programa Jaboatão Rural, que estimula a policultura, que visa minimizar o impacto da atividade agrícola no meio ambiente. Também colabora para a produção de alimentos mais saudáveis e aumento da lucratividade, com a redução dos custos de insumos e aumento da produtividade.

Uma das ações do programa foi a inscrição dos agricultores no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que aumentou de 23 para 350 (1.421%). O cadastro é fundamental para o acesso dos agricultores a políticas públicas como empréstimos e participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Mais de R$ 800 mil em empréstimos já foram liberados e 80 cooperados passaram a fornecer merenda escolar. O Jaboatão Rural ficou em terceiro lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, na modalidade Empreendedorismo Rural.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade