Deputados estaduais e vereadores entram em atividades, a partir de hoje. A Assembleia Legislativa retoma os trabalhos, após o recesso para cumprir a metade do mandato iniciado em 2023. Promete ser um período agitado, já que 2025 é ano pré-eleitoral. 2024 encerrou com um clima meio pesado com o Governo do Estado, devido ao não pagamento de grande parte das emendas impositivas. Na próxima sexta-feira, por sinal, termina o prazo de 30 dias para a governadora Raquel Lyra (PSDB) responder ao pedido de informações enviado pela Alepe, justamente, sobre esse atraso na liberação dos recursos. As queixas são ouvidas entre parlamentares da oposição e governistas, pois é através das emendas que eles conseguem contemplar as suas bases. Sempre que é questionada, a governadora admite problemas, inclusive das suas secretarias, mas garante que tudo será resolvido. A Câmara do Recife, assim como os demais legislativos municipais, começa oficialmente a nova legislatura. Na Capital, os vereadores já trabalharam em janeiro para votar o projeto de reestruturação da Prefeitura. A grande expectativa é quanto aos embates entre governistas e oposição. Os opositores já deram o tom do que pretendem fazer para pegar no pé do prefeito João Campos (PSB). Voltando a lembrar, 2025 é ano pré-eleitoral e João tem pela frente um ano e três meses para se consolidar como candidato a governador de Pernambuco. Abril de 2026 é o prazo para ele decidir se deixará o cargo.
Busca por culpados
Ainda repercute muito negativamente a barbárie entre meliantes travestidos de torcedores e agora se busca culpados. Não tem um, dois ou três. A culpa é geral. Falha na segurança, omissão e cumplicidade dos clubes e da Federação Pernambucana de Futebol. Ninguém toma uma atitude para evitar, ninguém fica preso, não há punição e ficam todos na expectativa do próximo confronto.
Sobrou para os inocentes
As cenas lamentáveis não são exclusivas do Recife. Em outras cidades do País também são corriqueiras. Mas a punição recaiu nos torcedores que foram ao Estádio do Arruda, no sábado, e que não fizeram confusão. Estes ficarão sem assistir aos próximos jogos do Santa Cruz e do Sport.
Caiado em campanha
Em março já teremos um candidato da oposição à Presidência da República já declarando o início da pré-campanha. Pelo menos foi o que informou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ele é filiado ao União Brasil, que é dividido em alas e ocupa ministérios no Governo Lula.
PT e PL defendem suas pautas
Petistas e liberais estão confiantes de que as novas mesas diretoras da Câmara Federal e do Senado colocarão propostas importantes em pauta. O deputado Carlos Veras (PT) acha que a isenção de R$ 5 mil no Imposto de Renda será votado. O também deputado Coronel Meira (PL) acredita que o Congresso Nacional aprovará a anistia para quem participou dos atos de 8 de janeiro de 2023.