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Vinicius x Mirella: veja quanto custou a campanha dos candidatos no 1º turno em Olinda

Por: Guilherme Anjos

Do Diario de Pernambuco

Olinda é um dos dois municípios pernambucanos onde a eleição ainda não acabou. Os eleitores voltam às urnas no dia 27 de outubro, data do segundo turno, para escolher seu representante para a prefeitura. Ainda assim, já é possível saber quanto gastaram os dois finalistas da disputa.

O Diario de Pernambuco levantou os dados de arrecadações e despesas registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma de transparência DivulgaCandContas, por Vinicius Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD) durante o primeiro turno das eleições.

Todos os candidatos foram limitados por um teto de gastos de R$ 1.879.565,37.

Vinicius Castello

O petista arrecadou R$ 2.049 milhões – 67,79% vieram do diretório nacional do PT, enquanto os 32,21% restantes, do PCdoB – partido do seu candidato a vice-prefeito Celso Muniz.

Ao longo da campanha, Castello gastou R$ 1.491.881,25. No entanto, apenas 51,35% dessas despesas já tiveram seu pagamento registrado junto ao TSE, um valor de R$ 766.142,70.

Os maiores gastos de Vinicius foram com produção audiovisual. O petista R$ 482.800 com produtoras de filmes e vídeos, o que representa 32,36% das suas despesas.

Em segundo lugar na sua lista de gastos, estão atividades de militância e mobilização de rua. Castello pagou R$ 290 mil pelo serviço – 19,33% dos investimentos.

A produção de material gráfico, como santinhos, bandeiras e adesivos, também foram uma despesa notável nas contas de Vinicius, sendo 14,2% dos gastos, um valor de R$ 211.864,34.

Mirella Almeida

A candidata apoiada pelo atual prefeito Professor Lupércio (PSD) registrou R$ 1.616 milhão arrecadados.

Deste valor, 93,44% foram fornecidos pelo PSD. 6,19% vieram do Republicanos, partido que compõe a coligação “A Esperança se Renova”. R$ 6 mil saíram do bolso da própria Mirella – representando 0,37% da arrecadação.

Durante o primeiro turno, Mirella gastou R$ 2.044.105,42, quantia superior à arrecadada. Do total, R$ 1.833.630,92 foram destinados a contratação de serviços, e R$ 210.474,50 foram doados para outras campanhas ou partidos.

Apenas R$ 1.064.402,80 das despesas tiveram seu pagamento registrado. O maior investimento de Mirella foi em audiovisual. R$ 658 mil foram gastos na produção de vídeos e filmes, sendo 35,40% das despesas da candidata.

 Ainda, Mirella investiu R$ 311.990 em atividades de militância de rua, representando 16,79% das contas; e R$ 244.100,50 em material gráfico – 13,13% dos gastos.

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1 comentários

Um comentário

  1. Grande Ricardo! Excelente matéria sobre os gastos dos candidatos a prefeito de Olinda. E seu texto continua ótimo! Direto na lata e sem maiores delongas. Grande abraço!

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