Foto: Blog Dantas Barreto
A bancada governista foi mobilizada, nesta quinta-feira (23), e compareceu em peso ao plenário da Assembleia Legislativa para garantir a manutenção dos vetos da governadora Raquel Lyra (PSD) às emendas à Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO).
As propostas consideradas inconstitucionais pelo Governo foram apresentadas pela oposição. Mas os vetos da governadora foram derrubados nas principais comissões da Assembleia, onde os governistas são minoria.
Ontem, a Mesa Diretora, que tem maioria de oposição, decidiu pautar a votação da derrubada dos vetos para hoje, dia em que a presença de parlamentares é menor.
Foi necessário uma mobilização por parte do Palácio do Campo das Princesas e da líder do Governo, deputada Socorro Pimentel (UB), para garantir, pelo menos, os votos necessários para manter os vetos.
Os vetos se referiam à partilha do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) com os municípios, bem como recursos provenientes de alienações ou concessões; novas normas para gastos com publicidade; além de autorização da Alepe para o Governo firmar convênios, acordos e abertura de créditos adicionais.