Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

“União” formada

Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

Os partidos Progressista e União Brasil oficializaram a Federação União Progressista, ontem, que passa a ser a maior força política no Congresso Nacional, com 109 deputados e 15 senadores. Ambas as siglas têm perfis de direita, embora ocupem cargos no governo de Lula (PT). Mas, com essa nova formação, a ordem é para que Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte) entreguem os cargos. Essa mesma federação tem também um pré-candidato à Presidência da República já lançado, que é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). Ele, por sinal, aproveitou a convenção para criticar a gestão do petista, principalmente, na questão da segurança. Caiado se vangloria de que as pessoas podem andar com tranquilidade no seu Estado. Já o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, se escala para ser vice numa chapa de direita. Com isso, ficam as lideranças do PP e do UB em compasso de espera, afinal em 2026 haverá eleições gerais e as divisões de pensamentos e interesses são latentes. Pernambuco é um exemplo. Os progressistas apoiam a governadora Raquel Lyra (PSD) e o comando do União prefere o prefeito do Recife, João Campos. E há dois pretendentes ao Senado: Eduardo da Fonte (PP) e Miguel Coelho (UB), que presidem as siglas no Estado. Na Assembleia Legislativa, o PP tem mais deputados (8) e todos da base governista. O UB tem cinco parlamentares, dos quais três são de oposição e dois aliados de Raquel. E assim ocorre em outros locais do País. Com o tempo de TV e rádio, além do Fundo Eleitoral e das candidaturas fortes que tem, todos vão querer essa federação no palanque. E seus comandantes são craques em negociação.

Sindicalista vai a ministros

O presidente do Sindimetro-PE e da Fenametro, Luiz Soares, se reunirá hoje com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) para pedir que o metrô do Recife não seja privatizado. Hoje, também, estarão nas ruas mais outdoors com nova campanha: “Metrô BH R$ 4,50 para R$ 5,80. Privatizar é aumentar passagem e piorar o serviço”.

“Respeito a autonomia”

Na manhã de ontem, o prefeito João Campos (PSB) disse que respeita a autonomia dos poderes, ao responder sobre a instalação da CPI da publicidade, na Assembleia Legislativa. Preferiu não polemizar, mesmo com a participação do partido que preside nacionalmente.

Elogio à articulação

À tarde, o deputado Renato Antunes (PL) “elogiou” o socialista pela articulação que garantiu à oposição ao Governo do Estado a maioria na CPI. Para isso, João Campos cedeu três deputados ao PSDB, MDB e PRD. Tudo na parceria com o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB).

Posse de Veras no PT

O deputado federal Carlos Veras tomará posse como presidente do PT de Pernambuco, às 13h do próximo domingo, na sede do Sindsprev. Durante a manhã, haverá plenária para discussão sobre a conjuntura do partido. O presidente nacional eleito, Edinho Silva, e o ex-ministro José Dirceu participarão de toda a programação.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade