Transnordestina e trem de passageiros entre Recife e Caruaru são compromissos do novo superintendente da Sudene

Foto: Rafael Vieira/DP

O novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, tomou posse, nesta segunda-feira (25), garantido que atuará em defesa do Nordeste. Mas, para Pernambuco, dois compromissos foram assumidos. Agir para o ramal da Ferrovia Transnordestina ser retomado entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Ipojuca é um deles. E também levar adiante o projeto de criar uma linha de trem de passageiros ligando o Recife a Caruaru.

A posse realizada no Moinho Business, no Recife, contou com representantes dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, que enviaram secretários. O secretário de Desenvolvimento do Recife, Carlos de Andrade Lima, representou a Prefeitura do Recife. Secretario-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, representou o ministro Waldez Góes.

Francisco Alexandre sucede Danilo Cabral, que também compareceu à posse, sendo muito aplaudido nas vezes que teve o nome citado. Ele foi exonerado do cargo devido à pressão do Governo do Ceará.

No seu discurso, o novo superintendente da Sudene destacou a importância da Ferrovia Transnordestina como indutora do desenvolvimento regional. ”A Transnordestina é uma obra de importância vital para a região. O compromisso do Governo Federal é com a sua execução, garantindo a conclusão dos dois ramais. O que vai até o Porto de Pecém, no Ceará, e o que chegará ao Porto de Suape, em Pernambuco”, ressaltou.

O superintendente reforçou que a ferrovia é apontada como fundamental pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e pelo Novo PAC para a integração regional. Através dela, haverá a interligação entre o Piauí, Ceará e Pernambuco. “Significará desenvolvimento emprego renda e crescimento”, acrescentou.

Outro projeto idealizado na gestão de Danilo Cabral que Francisco Alexandre garantiu que dará continuidade é a linha passageiros entre o Recife e Caruaru. Ele citou exemplos onde o transporte por trem deu certo e pode ser viável em Pernambuco.

“Está em andamento um estudo sobre a viabilidade da integração da ferrovia entre o Recife e Caruaru. Será dado continuidade para o transporte passageiro, ampliando a integração do interior com a Capital e fortalecendo o desenvolvimento regional. Esse estudo está alinhado com a estratégia de desenvolver o projeto para a expansão de transporte ferroviário de passageiros. Como exemplo, Salvador-Feira de Santana, Fortaleza-Sobral e São Luís-Itapicuru Mirim. Para o nosso Estado, considero fundamental também pensarmos nessa ideia, porque liga os dois principais eixos de desenvolvimento de Pernambuco, entre as principais cidades do estado”, ressaltou Francisco Alexandre.

Você pode gostar:

38 comentários

38 comentários

  1. Parabéns ao novo Super Intendente da SUDENE ,que assumiu essa pasta com pensamento positivo, acreditando que vai dá sequência a FERROVIA TRANSNORDESTINA , pro ramal SALGUEIRO ao PORTO DE SUAPE , O RAMAL de SALGUEIRO AO PORTO do PECEM tá bem adiantado, se continuar no ritmo atual ,ele vai ser inaugurado no inicio de 2027.

    • A destruição das ferrovias, que já existiam em uns 20 mil quilômetros em 1900, para que os EUA vendesse carros e caminhões, foi um grande erro. Os EUA mantém numa ferrovia, mesmo deficitária, em 290 mil quilômetros.
      Os trens rápidos são uma solução muito melhor para o transporte de passageiros e de cargas, e o desgaste das ferrovias é quase nulo.
      Parabéns a quem defende as ferrovias e especialmente ao presidente Lula.

  2. E uma vergonha não temos trem já era para temos trem de Recife a Ribeirão já faz 60 anos que nao temos trem isso é uma vergonha enquanto varios paises tem o trem nosso país fica entregue aos onibus é aviões nos já devería mos ter uma linha de Recife a Petrolina ao lado d

    • Por causa de uma ponte que caiu devido uma cheia em Bezerros, o governo do estado não teve interesse de recuperá-la, daí, ficamos sem trem, como também muitos outros pontos turísticos que foram abandonados ao longo das gestões de governantes. Enquanto alguns estados preservam, o nosso, acaba com tudo. Espero que as coisas melhorem com novos gestores.

  3. O retorno do trem de passageiros, é um sonho de muitos nordestinos, que no passado, tiveram o privilégio de usar esse meio de transporte.
    Décadas pretéritas, o transporte ferroviário teve seu apogeu, mas por questões ideológicas e econômicas, foi desativado em detrimento do transporte rodoviário, para incentivar o surgimento das fábricas de auto peças, e da indústria da borracha com a venda de pneus.

  4. Cara .só conversa fiada trens em Recife.sucateando sucata .como é isso .construir e ferrovia desativado a anos para caruaru da antiga reffsa .mentiras

  5. O verdadeiro progresso no transporte, países desenvolvidos usam o transporte ferroviário, melhor custo benefício.
    Parabéns desde já ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  6. Tudo isso, poderá ser realizado se os coronéis do Ceará, deixarem. Essa falação nos leva ao Grande Poeta Antônio Pereira, que em um dos seus poemas, falou ” não quiz matar a minha fome! Não quiz matar a minha sede! Santo que não me ajuda, pode cair da parede”! O tempo nos dirá! Vamos à luta!

  7. Coisa boa, a final será que sai Recife Caruaru? Os trilhos estão la. É só recuperação!
    Salgueiro Suape também.
    Agora Danilo Cabral não emplaca em nada, cadê os barcos que desafogar ia o trânsito do Recife? Dinheiro jogado no lixo. Até hoje ficou todo mundo calado. É muito dinheiro jogado na lixeira.
    Bora vê se sai dessa vez!

  8. Parabéns. Essas ligações são tão óbvias ! Tão até naturais. Madrid- Valência, Madrid- Sevilla, Madrid- Córdoba, tão importante.
    Salvador- Feira mais de 30 anos já deveria pois essa falta liquidou a mata atlântica da Bahia- Orla Litoral Norte.
    Só cego não vê. As ” imobiliárias” veem…

  9. Muito importante se acontecer via das linhas de trem de recife a Caruaru para o desenvovimento de Pernambuco e o Brasil estamos ansiosos com essas notícias

  10. Medida oportuna no contexto internacional atual. Que estrutura operacional irá gerir o novo sistema para garantir eficácia e consequente competitividade econômica.

  11. Reflexões sobre a Experiência de um Estudante Sulista em Tamandaré, Pernambuco

    Autor:Claudecir de Freitas

    Como um indivíduo nascido em Santa Catarina e atualmente residente em Tamandaré, Pernambuco, tenho enfrentado desafios significativos em minha jornada acadêmica e profissional. Enquanto curso Engenharia Civil e sou formado em Gestão Jurídica, tenho encontrado obstáculos para encontrar oportunidades de estágio e trabalho que sejam adaptadas às minhas habilidades e interesses.

    Infelizmente, tenho sido submetido a tratamento desrespeitoso e preconceituoso devido à minha origem sulista, o que me fez sentir como um outsider em minha comunidade. Essa experiência me levou a refletir sobre a divisão social e econômica que permeia nosso país, e como essas desigualdades podem afetar negativamente o desenvolvimento nacional.

    A falta de unidade e cooperação entre as pessoas e as instituições pode levar a um ritmo lento de progresso, enquanto a corrupção e a propina corroem a confiança pública e desviam recursos que poderiam ser utilizados para melhorar a qualidade de vida da população.

    É fundamental que reconheçamos a importância da empatia e do respeito mútuo para construir uma sociedade mais justa e próspera. Como estudante de Engenharia Civil, acredito que é essencial promover a conscientização e a reflexão sobre esses temas, buscando soluções que possam beneficiar a todos.

    preconceito, divisão social, desenvolvimento nacional, corrupção, empatia.

    Este texto é uma reflexão pessoal e não pretende ser uma crítica generalizada à população de Pernambuco ou ao estado, mas sim uma discussão sobre as experiências e desafios enfrentados por um indivíduo específico.

  12. Na verdade a malhar ferroviária é importante para todos o Brasil. O investimento é um pouco auto,mais a manutenção é mais baixa que as rodovias. Esse modal vai ajudar muito a levar pessoas e mercadoria por todo o Brasil com mais segurança e com mais maturidade de materiais primas. Na Europa você consegue andar por toda ela. Temos que olhar as coisas importantes que fazem nos países de primeira mundo e trazer pra o nosso país. Também acho importante criar modais pelos rios, seria outro transporte interessante já que temos rios para isso. Isso aumentaria as opções pelas rodovias,estrada de ferro,rios e aeronaves. Além da termos preços melhores.

  13. Infelizmente o Brasil entre os dez maiores países do planeta em extensão, ainda é muito desprovido do transporte ferroviário. Comprovadamente o melhor em transporte de cargas. Também em transporte de passageiros tem menor custo em manutenção e durabilidade. Mas por termos muitos políticos incapacitados e corruptos no comanda da nação não temos o modal de trens como transporte em nosso país de grandes áreas planas. Quando os brasileiros souberem a importância do seu voto e tivermos políticos vistos como simples administradores capacitados e bem pagos e não incompetentes desonestos com regalias e salários de reis. Nunca seremos uma grande nação entre as dez melhores do planeta, porque em riquezas naturais somos o mais rico do planeta… Lula é desonesto, incompetente e mentiroso como os seus comparsas no atual poder do Brasil.

  14. Grande parte da minha infância e adolescência, foi no interior em Gravatá e sempre quando víamos pra Jaboatão ou Recife era de trem, uma das melhores viagem que eu tinha na minha consciência, há se pudéssemos fazer tudo de novo

  15. Recife-Caruaru é um trecho para ser construído ontem. É imoral não termos o trem do forro novamente. De qualquer forma, vamos torcer para sair do Papel.

  16. isso seria muito bom para toda região, só traria progresso tanto. para PÉ como para os outros Estados, esperamos que não fique só na conversa e esta obra seja realizada.

  17. Obrigada Danilo Cabral pelo excelente trabalho. Gratidão pelos encaminhamentos na SUDENE. No que tange à Transnordestina, fico muito feliz pelo trecho Recife-Caruaru, que certamente será concretizado pelo atual Superntendente.
    Sucesso em seus novos desafios.

  18. Essa ideia é de suma importância, para o transporte de trem de Caruaru – Recife, a economia só tende a crescer, já que essas duas cidades é o eixo da economia de Pernambuco, estou torcendo pra que esse projeto dê certo.

  19. Isso é so conversa vem ai ano de politica se os trem que ja temos não funciona imegine de recife a caruaru a linha que existia entre o cabo ja construíram muito imóveis é a pergunta fica no ar será que sai………

  20. Parabéns ao novo superintendente da Sudene, ao tentar implementar o transporte ferroviário entre Recife e Caruaru, espero que consiga, pois é um sonho para o povo mais humilde.

  21. Por causa de uma ponte que caiu devido uma cheia em Bezerros, o governo do estado não teve interesse de recuperá-la, daí, ficamos sem trem, como também muitos outros pontos turísticos que foram abandonados ao longo das gestões de governantes. Enquanto alguns estados preservam, o nosso, acaba com tudo. Espero que as coisas melhorem com novos gestores.

  22. agora espero ,que o governo do (PT),não esteja nessa obra.
    porque vcs já sabem que vai dar errado.
    esse povo não sabem mexer com dinheiro público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade