Foto: Rafael Vieira/DP
O novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, tomou posse, nesta segunda-feira (25), garantido que atuará em defesa do Nordeste. Mas, para Pernambuco, dois compromissos foram assumidos. Agir para o ramal da Ferrovia Transnordestina ser retomado entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Ipojuca é um deles. E também levar adiante o projeto de criar uma linha de trem de passageiros ligando o Recife a Caruaru.
A posse realizada no Moinho Business, no Recife, contou com representantes dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, que enviaram secretários. O secretário de Desenvolvimento do Recife, Carlos de Andrade Lima, representou a Prefeitura do Recife. Secretario-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, representou o ministro Waldez Góes.
Francisco Alexandre sucede Danilo Cabral, que também compareceu à posse, sendo muito aplaudido nas vezes que teve o nome citado. Ele foi exonerado do cargo devido à pressão do Governo do Ceará.
No seu discurso, o novo superintendente da Sudene destacou a importância da Ferrovia Transnordestina como indutora do desenvolvimento regional. ”A Transnordestina é uma obra de importância vital para a região. O compromisso do Governo Federal é com a sua execução, garantindo a conclusão dos dois ramais. O que vai até o Porto de Pecém, no Ceará, e o que chegará ao Porto de Suape, em Pernambuco”, ressaltou.
O superintendente reforçou que a ferrovia é apontada como fundamental pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e pelo Novo PAC para a integração regional. Através dela, haverá a interligação entre o Piauí, Ceará e Pernambuco. “Significará desenvolvimento emprego renda e crescimento”, acrescentou.
Outro projeto idealizado na gestão de Danilo Cabral que Francisco Alexandre garantiu que dará continuidade é a linha passageiros entre o Recife e Caruaru. Ele citou exemplos onde o transporte por trem deu certo e pode ser viável em Pernambuco.
“Está em andamento um estudo sobre a viabilidade da integração da ferrovia entre o Recife e Caruaru. Será dado continuidade para o transporte passageiro, ampliando a integração do interior com a Capital e fortalecendo o desenvolvimento regional. Esse estudo está alinhado com a estratégia de desenvolver o projeto para a expansão de transporte ferroviário de passageiros. Como exemplo, Salvador-Feira de Santana, Fortaleza-Sobral e São Luís-Itapicuru Mirim. Para o nosso Estado, considero fundamental também pensarmos nessa ideia, porque liga os dois principais eixos de desenvolvimento de Pernambuco, entre as principais cidades do estado”, ressaltou Francisco Alexandre.