O trabalho que vem sendo desenvolvido pelos parlamentares do Congresso Nacional é desaprovado por 51% da população, de acordo com uma pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21).
Em contrapartida, 42% aprovam o desempenho e outros 7% não responderam. Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos; nível de confiança é de 95%.
O levantamento também elencou os níveis de aprovação e desaprovação de acordo com temas que dividem a sociedade, veja:
Quando se trata de religião, a pesquisa considerou duas delas: a católica e a evangélica. Neste caso, o nível de aprovação dos trabalhos do Congresso Nacional é maior entre os católicos, que representam 45%. Mas 48% reprovam. Entre os evangélicos, a reprovação ao parlamento brasileiro também é maior: 49% a 42%.
O levantamento mapeou a aprovação e desaprovação de acordo com o posicionamento político dos entrevistados. Aqui, os que se classificam como lulistas/petistas, são maioria no índice de aprovação: 61% a 34%. Enquanto os bolsonaristas são os que mais desaprovam o trabalho do Congresso: 60% a 35%.