Foto: Blog Dantas Barreto
Entre os vereadores do Recife havia a expectativa de que o prefeito João Campos (PSB) encaminhasse hoje o projeto de reforma administrativa que pretende fazer, visando o segundo mandato. Mas ontem ele desconversou quando questionado sobre o assunto e disse que enviaria ou na próxima segunda-feira ou na quinta, depois do Natal. Campos argumentou que ainda precisa conversar com a equipe e aliados, até porque se espera uma acomodação de partidos no novo organograma da Prefeitura. Há possibilidade de fusão e criação de secretarias. Mas tudo vem sendo guardado pelo prefeito e o grupo de trabalho, mantendo o suspense, já no apagar das luzes desse mandato. Esse mesmo suspense continua na Câmara de Vereadores, e são muitas as especulações de que João Campos poderá convocar apenas um parlamentar ou até três para seu primeiro escalão a fim de contemplar suplentes. Há quem diga que existem encaminhamentos já traçados. Mas como fica a ala do União Brasil ligada a Miguel Coelho? E o MDB, que é dividido em grupos e todos apoiam o gestor recifense?Existe também o impasse quanto aos servidores do Estado cedidos à Prefeitura, que ocupam cargos de secretário e Campos sinaliza claramente que pretende mante-los. Falta o sim da governadora Raquel Lyra (PSDB). Quem não está participando das conversas, recorre a outras fontes para saber se alguém tem alguma informação. É aguardar.
Prazo para tramitação
A demora para João Campos enviar o projeto de reforma administrativa da PCR implica no tempo de tramitação. O prefeito tem que fazer a convocação extraordinária da Câmara Municipal, que precisa publicar no Diário Oficial e, no dia seguinte, instalar a sessão. O projeto passará nas comissões para ser votado no plenário. Prazo é dia 30, com o Natal no meio.
Carnaval esticado
O prefeito João Campos (PSB) disse que está preparando surpresa para o Carnaval prolongado do próximo ano, no Recife, devido ao feriado da Carta Magna. Tem artista querendo gravar show na Capital pernambucana, aproveitando a esticada da folia.
De pai pra filho
Eriberto Rafael (PSB) foi reeleito vereador do Recife, neste ano, mas já entrou nos seus planos a disputa por um mandato de deputado federal em 2026. Seu pai, o deputado Eriberto Medeiros (PSB), não tentará a reeleição porque já tem outros projetos políticos em mente.
Dilema das BRs no Estado
Existe o dilema sobre o domínio das BRs 232, 235 e 104, e ontem a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que tanto a 232 quanto a 104 necessitam ampliar a duplicação. Segundo ela, a devolução das rodovias à União precisa da garantia de que o Governo Federal fará investimentos. Raquel salienta que atualmente a manutenção está a cargo do Estado.