Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O tarifaço de 50% que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicará nos produtos brasileiros, a partir dessa sexta-feira, tende a provocar estragos, pois, com a queda das exportações, a previsão é que a arrecadação de recursos diminua. Hoje, haveria uma reunião entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, com os governadores. A iniciativa partiu do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). No entanto, gestores de estados importantes não estariam presentes e seus vices participariam. A pernambucana Priscila Krause (PSD) já havia sido escalada por Raquel Lyra (PSD), mas sequer teve tempo para arrumar as malas, porque a reunião em Brasília foi cancelada. E o motivo foi justamente a ausência dos titulares. Os estados têm todo interesse em um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos, no entanto nada avança. Tanto que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está retornando da terra do Tio Sam porque não consegue marcar uma reunião com representantes do governo de Trump. Portanto, a ida dos governadores ao Palácio do Planalto seria inócua e serviria só para registro fotográfico. É o que devem ter analisado Tarcísio de Freitas (Rep-SP), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSD-RS) e a própria Raquel Lyra. Até porque os brasileiros só saberão do peso da pancada quando o Governo dos EUA fizer a divulgação oficial.
Comitiva ainda busca apoios
O presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, está nos EUA acompanhando os oito senadores brasileiros. Segundo ele, a comitiva tenta sensibilizar parlamentares norte-americanos. Cunha também disse que empresários de lá enviarão carta ao presidente Donald Trump, alertando que taxa de 50% é alta e causará prejuízos. Há produtos do Brasil essenciais para os EUA.
Perda de mandatos
Mais dois vereadores perderão mandatos em Pernambuco porque o partido não cumpriu a quota de gênero nas chapas proporcionais. O caso envolve o PP de Amaraji, que ficará sem Eliseu da Banana e Ricardo de Pimpão na Câmara Municipal, por decisão da Justiça Eleitoral.
Presença na RMR
Muito se cobra ações com o carimbo do Governo Raquel Lyra na RMR. Esse projeto de embutir as fiações nos pontos turísticos do Recife é uma iniciativa bacana. E hoje Raquel vai a Jaboatão para entregar apartamentos. Estado subsidia a compra através do Morar Bem.
Turismo de fé na Mata Norte
A Prefeitura do Paudalho e o Sebrae estão atuando para valorizar e estimular o turismo religioso na Mata Norte. A parceria envolve consultorias e ações. Uma dessas é o lançamento do Guia Paudalho de Fé e Tradição, com roteiro pelos vários templos religiosos que remontam ao período colonial e a episódios históricos, como a invasão holandesa.