A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, desembarcou em Pernambuco, ontem, e logo que desceu do avião recebeu a notícia de mais uma tentativa de feminicídio, no município de Jaboatão. Ela chegou, justamente, para dar andamento ao programa Brasil Sem Misoginia, que prega o fim da violência contra as mulheres. E foi clara ao afirmar que, sem a participação da sociedade como um todo, o poder público não dará conta. Ontem, Cida esteve na Comunidade do Papelão, se reuniu com lideranças do PT e hoje estará com a governadora Raquel Lyra, às 10h, no Palácio do Campo das Princesas, anunciando três unidades da Casa da Mulher Brasileira, que serão construídas no Recife, Petrolina e Caruaru. As duas também vão instalar a Câmara Técnica de Políticas Públicas para as Mulheres do Consórcio do Nordeste. Cida ainda agendou outro compromisso, amanhã em Caruaru, para participar da inauguração do Centro de Qualificação para Mulheres. Na conversa que teve com o Blog Dantas Barreto, a ministra se mostrou preocupada com o aumento de casos de violência. E o mais lamentável, segundo ela, é o crescimento de violência sexual contra crianças e adolescentes. Cida considera fundamental garantir condições para as mulheres se sentirem mais autônomas e seguras. “Precisamos gerar emprego, inclusão, inclusão digital, fazer com que as mulheres de fato tenham todas as condições de ir e vir”, ressaltou.
Ramos em Paulista
O ex-deputado estadual Severino Ramos disse que já recebeu aval da governadora Raquel Lyra para ser candidato a prefeito de Paulista pelo PSDB. Aguardo os apoios do PSD e Podemos. Ramos se diz entusiasmado. “Vamos disputar apresentando uma alternativa às candidaturas que já têm muitos desgastes no município”, afirmou.
Recurso da Câmara
O presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), disse que será apresentado recurso ao TCE em relação à recomendação de equiparar os cargos comissionados e efetivos, além da exoneração de 189 servidores em função de comissão.
Maior prazo
Jatobá esclarece que o TCE recomendou um estudo sobre essas duas questões, e não que seja realizado concurso em 180 dias e nem exonerações imediatas. Por isso, a Câmara precisa de mais prazo, até porque está em final de legislatura.
Segurança dos porteiros
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) se reunirá com o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), segunda-feira, para sugerir que todos os edifícios e condomínios que venham a ser construídos em Pernambuco, tenham guaritas dos porteiros com blindagem e sanitário. Essa exigência já existe no Recife através de Lei Municipal de autoria de Rinaldo, desde 2023.