Foto: Rafael Vieira/DP
Presidente estadual do Republicanos, o ministro Silvio Costa Filho contou que houve uma conversa entre os presidente nacionais do seu partido, Marcos Pereira, e do MDB, Baleia Rossi, sobre a federação entre as duas siglas. Segundo ele, outra deverá acontecer em setembro ou outubro, pois está sendo feito um mapeamento em cada estado para verificar onde pode haver consensos ou divisões, nas eleições de 2026. Mas garante que, independentemente dos posicionamentos nacionais, em Pernambuco o Republicanos apoiará a reeleição do presidente Lula (PT).
“Estamos conversando. Essa semana tivemos uma boa conversa com Baleia Rossi. A fusão está embrionária ainda, mas nós não descartamos uma possível federação com MDB. Sinto que Baleia Rossi tem muito desejo em federar com o nosso partido e o presidente Marcos Pereira está fazendo ainda uma reflexão”, relatou Silvio.
De acordo com o dirigente do Republicanos, “foi estabelecido que cada partido está fazendo um diagnóstico sobre como é que está a situação do estado por estado, onde é que a gente poderia unir, onde é que tem mais divisionismo”.
“Mas, sim, há um desejo hoje por parte do MDB nacional de fazer essa federação. É fazer esse mapeamento Brasil, para no mês de setembro ou outubro a gente poder sentar à mesa com MDB e fazer uma conversa mais objetiva sobre 2026”, acrescentou.
APOIO A LULA
Uma questão que já está definida em Pernambuco, conforme disse Silvio Filho. “O Republicanos eestará com o presidente Lula. Isso já foi dito no último almoço que nós tivemos com o presidente Lula, há 10 dias. Almoçamos eu, o presidente Lula, Marcos Pereira, Hugo Motta, a ministra Gleisi Hoffmann e o líder do nosso partido. O presidente Lula comunicou oficialmente do desejo de poder ampliar o diálogo com os republicanos”, contou.
O ministro disse que Lula colocou que onde puder construir apoio nacionalmente do Republicanos, para ele era importante, a exemplo da Paraíba, do Maranhão e do Piauí, estados que tendem a estar com o presidente Lula”.
“Aqui em Pernambuco, nós estaremos com o presidente e o próprio Marcos Pereira já comunicou. Essa questão do nosso apoio ao presidente está resolvido. Importante também que o presidente Lula comunicou ao partido, oficialmente, o desejo de ter a nossa candidatura para o Senado em Pernambuco. Então, isso nos motiva muito, nos enche de responsabilidade”, disse o ministro.
Essa candidatura de Silvio Costa ao Senado passará por um debate entre os partidos que apoiarão o prefeito do Recife, João Campos (PSB), como ele mesmo destaca. “Estou muito grato ao presidente Lula por estar nos estimulando a disputar as eleições de 2026, ao lado do prefeito João Campos, do senador Humberto Costa. E, na hora certa, nós sentaremos à mesa com o nosso conjunto de forças. Temos as pré-candidaturas de Miguel Coelho, que é um amigo, da nossa Marília Arraes, de Humberto Costa e do senador Fernando Dueire. Todos são quadros qualificados e importantes, mas eu tenho certeza de que, na hora certa, nós vamos sentar mesa, unir o nosso campo e fazer uma grande eleição em 2026”, ressaltou.
TARCÍSIO
Com apoios definidos à Lula em algumas estados do País, Silvio Costa Filho foi questionado sobre como fica em relação ao pré-candidato do Republicanos à Presidência da República, Tarcísio de Freitas. O ministro considera a possibilidade de que o correligionário disputará a reeleição ao Governo de São Paulo.
“Há 15 dias estive em São Paulo e Tarcísio tem me dito que não é candidato a presidente. Ele tem me dito que é candidato à reeleição que só tem 50 anos, que tem compromisso com São Paulo, que tem as principais obras dele. E eu sinto nas conversas que venho tendo que ele é candidato à reeleição no estado de São Paulo. Mas temos que aguardar. Eu acho que está longe prazo desincompatibilização. Faltam seis meses. A leitura que eu tenho, meu sentimento é que o governo do presidente Lula vai chegar muito fortalecido em 2026. A gente vai ter um grande ano do ponto de vista econômico, na geração de empregos, redução da taxa de juros. Por isso, tenho muita confiança de que o presidente Lula vai se eleger presidente”, salientou Silvio Costa Filho.