Nas duas cidades de Pernambuco onde há 2º turno para a escolha de quem estará na Prefeitura, a partir de 2025, Olinda e Paulista, a primeira semana de campanha foi bem movimentada politicamente. Na Marim dos Caetés, o oposicionista Vinicius Castello foi às ruas pedir voto, mas também usou as redes sociais para se queixar dos ataques que vem sofrendo e divulgar o vídeo ao lado do presidente Lula. Conquistou apoios, a exemplo do MDB, com ajuda do cabo eleitoral recifense, o prefeito João Campos (PSB). Sua vitória, no dia 27, será de grande valia para o socialista, daqui a dois anos, se João for mesmo candidato a governador. A candidata governista, Mirella Almeida (PSD), além de perder o MDB, não conseguiu o apoio de Izabel Urquiza, mas aposta em quem votou na representante do PL para virar o jogo. Izabel obteve mais de 51 mil votos. Apesar de o enfrentamento entre as duas ter sido ferrenho, os aliados de Mirella contam com a rejeição dos conservadores ao candidato do PT. A campanha em Olinda está na base da acusação de que cada adversário representa o pior que já passou na cidade, e caberá ao eleitor decidir. Em Paulista, a semana foi marcada pelo vai e vem do PT. O diretório municipal optou por Severino Ramos (PSDB), só que a Executiva Nacional determinou a aliança com Júnior Matuto (PSB). Para o socialista, no entanto, o possível lucro foram as fotos e os vídeos que fez com o presidente Lula. Mas até que ponto será o suficiente para virar o placar, só saberemos na contagem dos votos. No 1º turno, os petistas ficaram com o 5º colocado Francisco Padilha (PDT). Ramos garantiu a aliança com o PV, provocando uma divisão na federação com PT e PCdoB, que só lançou um nome para vereador e não foi eleito. Por outro lado, recebeu apoio de Edinho Faz (PL), terceiro colocado com mais 15 mil votos. A segunda semana da campanha, pelo visto, promete.
PT põe culpa nas emendas
O presidente Lula disse, sexta-feira passada, que o PT precisa transformar a simpatia que tem junto a boa parte dos brasileiros em votos para seus candidatos. Mas cadê Lula nas campanhas pelo País? Em nota, a Comissão Nacional do PT viu recuperação em relação a 2020, e preferiu culpar o forte desempenho da centro-direita “ao acesso a emendas parlamentares bilionárias e no comando das máquinas públicas municipais”.
Revéillon da vitória
A prefeita eleita de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom (PSDB), fará um Revéillon particular na cidade, para marcar o fim da era do PSB, em 31 de dezembro, e o início da sua administração, em 1º de janeiro de 2025. Ela diz que a população pode esperar uma virada de ano cheia de surpresas.
Fred Ferreira na Mesa
Romerinho Jatobá (PSB) e Eriberto Rafael (PSB) devem continuar na presidência e 1ª Secretaria da Câmara do Recife. E quem pode retornar à Mesa Diretora é o vereador Fred Ferreira (PL). Na atual legislatura, ele foi 2º vice-presidente. Dos quatro parlamentares do PL, Fred é o único que não é novato.
À espera do sim de Raquel
Os prefeitos eleitos terão duas oportunidades para se encontrarem, em novembro. Dias 11 e 12, na reunião promovida pela Amupe para orientá-los sobre questões administrativas. Será mais para os novatos. Dia 22, estarão com a governadora Raquel Lyra (PSDB) para tratar de futuras parcerias. Aí se espera uma atenção especial. Todos querem saber do “sim” que Raquel dará aos pedidos que ouvirá, a partir de janeiro.