O segundo suplente da senadora Teresa Leitão, Francisco Ferreira, está prestes a ser anunciado como novo superintendente da Sudene. Com isso, o cargo continuá sendo ocupado por um pernambucano, com aval do senador Humberto Costa (PT). Francisco é um militante histórico do PT e é um técnico. É nisso que Humberto vem apostando para que os interesses de Pernambuco continuem sendo defendidos, principalmente, em relação ao ramal da ferrovia Transnordestina no sentido Salgueiro-Porto de Suape.
A exoneração de Danilo Cabral foi a pedido do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e com apoio de representantes da empresa responsável pela Transnordestina. Nos bastidores se diz que o agora ex-superintendente da Sudene estava desgastado junto aos cearenses. Embora sob a sua gestão tenham sido garantidos R$ 2,6 milhões para o trecho da ferrovia até Pecem, no Ceará, isso não foi suficiente para agradar aos cearenses.
Quando o presidente Lula esteve no Ceará, ouviu muitas queixas de Elmano de Freitas, dos empresários e políticos daquele estado. Com isso, a situação de Danilo Cabral ficou insustentável. Apesar de todas as articulações de lideranças políticas e empresariais de Pernambuco, não foi possível mantê-lo no cargo.
Diante dessa situação, Humberto Costa manteve as articulações para garantir que Pernambuco não perdesse esse espaço, nem tão pouco o PT. Então, a escolha recaiu sobre Francisco Ferreira.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, Humberto Costa destacou o trabalho que Danilo Cabral realizou à frente da Sudene, no período de dois anos e oito meses.
“Quero externar meu reconhecimento público ao trabalho exemplar realizado por Danilo Cabral no comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Danilo reestruturou a instituição e devolveu a ela o seu protagonismo em defesa do povo nordestino”, diz Humberto.
“Estou certo de que Danilo Cabral, um quadro de grande talento político e enormes qualidades técnicas, terá promissores desafios pela frente e de que seguiremos juntos na luta por Pernambuco e pelo Brasil”, segue a nota.
“Nosso mandato continuará na defesa de uma Sudene relevante, atuante e absolutamente comprometida com as pautas de Pernambuco, do Nordeste e da nossa população”, garante Humberto Costa.