Foto: Crysli Viana/DP
Secretário de Habitação do Recife e dirigente estadual do PT, Felipe Cury divulgou nota à imprensa, nesta quinta-feira (15), rechaçando as declarações do deputado estadual João Paulo (PT) sobre múltiplos palanques do presidente Lula (PT) em Pernambuco. O parlamentar chegou a defender, nesta semana, que o partido faça aliança com a governadora Raquel Lyra (PSD), nas eleições deste ano.
“É inaceitável que um deputado do PT tente minimizar a importância eleitoral de Lula para justificar aproximações políticas, quaisquer que sejam, que não dialogam com o desafio da unidade, a história e a estratégia das quais se reveste a eleição de 2026”, diz Felipe Cury, reagindo à avaliação de João Paulo de que Lula influencia, mas não é fator fundamental para eleger governador.
Para o secretário do prefeito e e pré-candidato a governador João Campos (PSB), “é um erro político grave diminuir o seu papel para defender uma tática eleitoral amorfa, em uma disputa que exige posições firmes em defesa da democracia e do projeto coordenado pelo presidente Lula”.
Felipe salientou que “João Paulo fala por si”. “Não fala pelo PT, não fala pela militância e não fala pelo campo progressista. O Partido dos Trabalhadores não pode aceitar conveniências que se sobreponham ao protagonismo de Lula, ao compromisso com a vitória do nosso projeto e melhoria da vida do nosso povo”, conclui a nota do dirigente petista.